Estrutura Decisória da Governança

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Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação - CGovTIC

Definição e Competências:

Comitê multidisciplinar, composto por representantes de todas as áreas estratégicas do TRE-AM e pelo titular da área de Tecnologia da Informação e Comunicação com as seguintes competências:

 

  • Apoiar o desenvolvimento e estabelecimento de estratégias, indicadores e metas institucionais na área de Tecnologia da Informação e Comunicação;
  • Aprovar projetos e planos estratégicos de TIC;
  • Gerir os riscos da área de TIC;
  • Fomentar a colaboração entre os Tribunais;
  • Orientar quanto à geração de iniciativas para propocionar investimentos tecnológicos do âmbito do TRE/AM;Estimular o desenvolvimento colaborativo, integrado e distribuído de soluções;
  • Estimular a participação da administração do TRE/AM em assuntos relacionados à Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação;
  • Promover ações de transparência, responsabilidade e prestação de conta, possibilitando um maior controle e acompanhamento da Governança para convergência dos interesses entre Poder Judiciário e a sociedade;
  • Definir papéis e responsabilidades das instâncias internas de Governança, incluindo atividades que envolvam tomada de decisão, elaboração, implementação e revisão de diretrizes, monitoramento e controle;
  • Recomendar e acompanhar a adoção de boas práticas de Governança de TIC, assim como a eficácia de seus processos, propondo atualizações e melhorias, quando necessário;
  • Estabelecer os canais e processos para interação entre a área de TIC e a administração do órgão, especialmente no que tange às questões de estratégia e Governança.

 

Norma de Instituição:

Portaria TRE-AM n° 208/2021

Membros do Comitê:

  • Secretário(a) de Tecnologia da Informação - STI (Gestor);
  • Secretário(a) de Gestão de Pessoas - SGP;
  • Secretário(a) de Administração, Orçamento e Finanças - SAO;
  • Secretário(a) Judiciário(a) - SJD;
  • Coordenador(a) de Supervisão e Orientação - CSORI;
  • Assessor(a) de Comunicação Social - ASCOM;
  • Assessor(a) de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Institucional- ASPLAN;

 

Comitê Executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação - CETIC

Definição e Competências:

Comitê composto pelos titulares das Coordenadorias da STI e o seu Secretário, tendo o assessoramento da governança de TIC atribuído ao Oficial de Gabinete da STI, com as seguintes competências:

 

  • Sugerir ao Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação - CGovTIC princípios e diretrizes que devam orientar a forma de utilização da TIC no TRE-AM, bem como os objetivos de TIC para o Tribunal;
  • Formular, deliberar e coordenar planos necessários ao alcance dos objetivos estratégicos de TIC;
  • Apresentar periodicamente ao CGovTIC relatórios de análise de riscos, de nível de serviços, de capacidade ou de disponibilidade, entre outros;
  • Submeter à deliberação do CGovTIC planos de ação decorrentes dos relatórios mencionados acima, bem como coordenar a execução daqueles que forem aprovados;
  • Promover a excelência operacional da TIC, o desenvolvimento gerencial e adotar instrumentos de acompanhamento de resultados, bem como avaliar e decidir sobre a prioridade de projetos de melhorias relacionados aos processos necessários ao provimento das soluções de TIC;
  • Decidir sobre aspectos relacionados à arquitetura de TIC e à infraestrutura de TIC.

 

Norma de Instituição:

Portaria TRE-AM n° 096/2018

Membros do Comitê:

  • Secretário(a) de Tecnologia da Informação - STI (Gestor);
  • Coordenador(a) de Infraestrutura - COINF;
  • Coordenador(a) de Desenvolvimento de Sistemas - CDES;
  • Coordenador(a) de Logística das Eleições - CLOGI;
  • Oficial de Gabinete da STI - GabSTI;

 

ATAS DE REUNIÃO

CGovTIC

CETIC 

 01/2021 

02/2021

 01/2021

02/2021