Desembargador Yedo Simões é homenageado no TRE-AM

Solenidade de descerramento da foto na galeria de ex-presidentes aconteceu hoje (19)

Aposição foto Desdor Yedo

O Desembargador Yedo Simões, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, foi homenageado nessa terça-feira (19/7) com a aposição de sua fotografia oficial na galeria dos ex-presidentes do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas.

Yedo Simões exerceu o mandato de presidente no período de 2016 a 2018. Em seu discurso, afirmou:

“Em primeiro lugar, quero saudar o desembargador Joao Simões, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, na pessoa de quem também saúdo todos os membros dessa Justiça Especializada, da Corte dessa Justiça, os juízes, os advogados, os demais colegas desembargadores, o presidente da OAB e os advogados aqui presentes atuantes nessa Corte Eleitoral, os meus colegas juízes, e os servidores dessa casa, por quem tenho muito carinho

Eu sempre digo que a Justiça Eleitoral é a justiça que dá certo, e isso foi dito também pelo ministro Gilmar Mendes. É a Justiça que dá certo porque ela tem um quadro de servidores altamente competentes, qualificados, que fazem dessa justiça uma justiça que realmente funciona, que obedece prazos. Nós sabemos que uma eleição no Amazonas é diferenciada, é uma eleição em que o Tribunal Regional supera diversas barreiras, dentre elas, a da distância. Eu quero dizer da imensa satisfação de ter feito parte dessa equipe, dessa equipe de juízes e servidores maravilhosos que muito me ensinaram. Eu acredito que, onde quer que estejamos, independentemente da função que viermos a desempenhar, tenho mais a aprender do que a ensinar, porque aprende-se bastante com as pessoas mais humildes, um conhecimento da vida, um conhecimento espiritual, grandes lições.

Então, quero gradecer a todos vocês, a todos os membros do Tribunal Eleitoral, a todos os servidores que estão aqui, a todas as pessoas que fazem acontecer essa Justiça Especializada e dizer também que fico muito honrado com a aposição da minha foto nesse sodalício”.

Ato contínuo, foi dada a palavra ao presidente da OAB/AM, Dr. Marco Aurélio Choy:

“Costumo dizer que essa cerimônia de inauguração de foto na galeria dos ‘presidentes de sempre’ desse regional é carregado de muita simbologia. Creio que é algo muito importante e que as pessoas não tem a dimensão da importância que reside nesse momento e neste fato. Até porque ela é carregada de uma simbologia muito grande, pois representa grandes servidores públicos que doaram seu tempo, seu esforço, sua expertise e seu ideal de democracia, ao mesmo tempo em que ressalta a memória dos grandes juristas desse Estado que presidiram esse Tribunal.

Tenho certeza de que as próximas gerações que passarem por essa sala irão olhar sua foto, desembargador Yedo, gerações de desembargadores que ainda nem nasceram, irão recordar a sua obra, o seu trabalho, o seu legado. Parabéns!”.

Dando encerramento à solenidade, o presidente do TRE-AM, desembargador João Simões, fez seu discurso:

“Para mim é uma satisfação muito grande, porque tive a oportunidade de exercer a vice-presidência quando o desembargador Yedo presidiu este Tribunal. E, naquela ocasião, celebramos uma parceria que deu muito certo. Não foram poucas as vezes em que lutamos juntos e vencemos muitas batalhas.

Faço questão de destacar duas grandes conquistas da época em que trabalhamos juntos: a primeira diz respeito ao cumprimento de todas as metas do CNJ, e também alcançamos o Selo Ouro - Justiça em Números.

Para o desembargador João Simões, tudo isso só foi possível de realizar graças ao esforço coletivo. Na visão dele, seu antecessor modernizou o Tribunal e o preparou para as Eleições Gerais que vieram. Ao final, disse: “Com essas considerações, declaro que estou muito feliz de, na presidência do Tribunal, homenagear o trabalho de Vossa Excelência, desembargador Yedo Simões, cristalizando seu trabalho por tudo que fez e contribuiu para aperfeiçoar a Justiça Eleitoral Amazonense”.

Além dos membros do pleno do Regional Amazonense, participaram da solenidade o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Wellington José de Araújo, o desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, o desembargador Elci Simões de Oliveira, Dra. Lúcia Maria Correa Viana, Secretária Geral e Diretora Cultural, representando a Amazon, o Dr. Marco Aurélio de Lima Choy, presidente da OAB/AM, entre outros.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido