Centro de Memória Des. Joaquim Paulino Gomes

O Centro de Memória Eleitoral do Amazonas Des. Joaquim Paulino Gomes foi criado em 16 de maio de 2011, por meio da Resolução n. 001/2011, com discurso na solenidade de inauguração da presidenta na época, a Desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo, com a atribuição de pesquisa, reunião, classificação, organização e administração e conservação dos documentos e bens de reconhecido valor para a história da Justiça Eleitoral do Amazonas.
Por intermédio da Resolução n. 002/2011, este Regional concedeu o nome "Desembargador Joaquim Paulino Gomes" ao Centro de Memória Eleitoral do Amazonas, em razão dos relevantes serviços prestados pelo Desembargador à Justiça, inaugurado oficialmente na data de 16 de abril de 2012.
O acervo do memorial é relacionado à trajetória da Instituição, promovendo a coleta, restauração, organização, conservação e divulgação da memória institucional a fim de socializar este acervo, pois são fontes inestimáveis para a compreensão da Justiça Eleitoral e, com isso, fornecer subsídios para a pesquisa da história política local e nacional, da sociedade em geral e do próprio Tribunal.
Atos e Fatos TRE-AM - 1ª fase -1932 a 1937 (Livro PDF)
Conheça o Centro de Memória (Vídeo)
1ª Fase da Justiça Eleitoral do Amazonas: 1932-1945
Decreto 21.076 de 24 fevereiro de 1932 -criação da Justiça Eleitoral no Amazonas
1° Título Eleitoral da Justiça Eleitoral do Amazonas
Ata de instalação do TRE-AM 1932
2ª Fase da Justiça Eleitoral do Amazonas: 1945 aos nossos dias
Fragmentos da História da 2ª Fase
Galeria de ex-Presidentes
Exposição dos 93 anos do TRE-AM e da conquista do Voto Feminino – Agosto de 2025
O TRE-AM deu início, entre os dias 25 à 29 de agosto, à exposição comemorativa dos 93 anos de criação da instituição, ressaltando a missão do TRE-AM de assegurar a lisura, a transparência e a legitimidade das eleições e a conquista do voto feminino no Brasil, destacando a importância da celebração desse marco histórico. A mostra aconteceu no Amazonas Shopping, com entrada gratuita ao público.
No espaço da visita se encontrava o acervo com documentos, objetos históricos, mobiliário, títulos eleitorais de 1904 e 1916, e a evolução das urnas eleitorais - desde a de madeira e lona até as urnas eletrônicas atuais.
Entre os destaques, o espaço “Lideranças Femininas”, apresentava as mulheres que já comandaram o TRE-AM, com ênfase na atual gestão, majoritariamente feminina, composta pela presidente, desembargadora Carla Reis, e pela vice-presidente e corregedora, desembargadora Nélia Caminha.
Outro destaque e sucesso de público, foi o “Espaço da Acessibilidade”, o público encontrava dois totens digitais, com a audiodescrição e vídeo Libras da mostra e intérpretes de Libras disponível para atendimento às pessoas com deficiência, durante todo o horário da exposição.
Houve interatividade das urnas eletrônicas, os visitantes simularam o voto de eleição geral. Já em outra urna eletrônica, os visitantes votaram qual atrativo turístico melhor representa a cidade de Manaus, e o mais votado foi o Teatro Amazonas.
Exposição dos 90 anos do TRE-AM - Outubro de 2022
O TRE-AM promoveu de 20 a 25 de outubro a exposição “90 anos da Justiça Eleitoral no Amazonas”, para celebrar junto à sociedade amazonense essa data tão importante para a democracia local.
A exposição foi planejada para ser um espaço de divulgação da memória da Justiça Eleitoral do Amazonas que foi apresentada ao público visitante, em uma linha do tempo. Textos, fotografias e documentos originais foram utilizados para contar um pouco dessa trajetória.
O visitante pode conferir a evolução do processo de votação, que começa com a urna de madeira, passa pelas urnas de lonas e finaliza com as urnas eletrônicas, como também os diversos modelos de títulos de eleitores que vai de 1904 ao e-título, todos originais.
A exposição contou ainda com 6 totens, frente e verso, que narraram a história da criação, aperfeiçoamento e atuação da Justiça Eleitoral no Amazonas, aproximando ainda mais esta Justiça da sociedade a qual serve.
Exposição realizada em 2016

