TRE-AM sedia oficina de checagem

Agência Lupa abordou fact checking para as eleições 2020

Oficina Lupa TRE-AM

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) sediou, nesta terça (15), a “Oficina de Checagem Lupa: Democracia Digital e Eleições 2020”. O evento foi realizado pela Agência Lupa, pioneira no país em fact-checking, em parceria com o Instituto de Tecnologia e Equidade (IT&E), entidade que desenvolve pesquisas em tecnologia em prol da produção de equidade.

 A parceria é reflexo do programa nacional da justiça eleitoral, que objetiva construir uma grande articulação e mobilização entre Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE), organizações da sociedade civil, meios de comunicação e cidadãos para conscientizar, educar e unir esforços e experiências para combater os processos de desinformação em massa, por meio de técnicas de fact-checking (por parte dessas agências), de campanhas esclarecedoras e da mobilização da coletividade em prol de um processo democrático mais transparente.

 Participaram do evento colaboradores do TRE-AM, jornalistas independentes indicados pela agência e estudantes de Jornalismo não filiados a partidos políticos e devidamente matriculados no último ano do curso de Jornalismo.

 O conteúdo foi apresentado pela professora Natália Leal, Diretora de Conteúdo da Agência Lupa e por Thiago Rondon e Ariel Kogan, co-Diretores do Instituto Tecnologia e Equidade.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido