TRE-AM inicia carga e lacre das urnas eletrônicas

O processo visa preparar as urnas para o 2º turno das eleições

Carga e lacre 2 turno

 Teve início na manhã de hoje, 18.10, a cerimônia de Geração de Mídias, Carga e Lacre das Urnas Eletrônicas. O processo, que teve a presença do Presidente do TRE-AM, Desembargador João Simões, é coordenado pela Dra. Rebeca Mendonça, visa a geração e instalação das mídias de votação, bem como o lacre das urnas eletrônicas, na presença do Ministério Público e representantes dos partidos. A cerimônia contou hoje com representantes da Polícia Federal e Forças armadas, bem como a imprensa e estudantes, que puderam presenciar esta que é parte importante do processo de votação eletrônico.

A Cerimônia de geração de mídias, carga e lacre das urnas eletrônicas é a preparação das Urnas Eletrônicas para a votação, e faz parte de uma série de medidas que visam dar transparência ao processo eleitoral. No primeiro turno, foi precedido de uma audiência pública, que esclareceu vários pontos a respeito da preparação das urnas para a coleta dos votos.

A Geração de mídias é a inclusão, nas memórias flash que vão para as urnas eletrônicas, dos dados dos eleitores que votarão em cada urna específica, bem como dos dados dos candidatos que concorrem neste 1º turno das eleições. Vale lembrar que esses dados são criptografados e possuem chaves de segurança.

A carga das urnas eletrônicas é a transferência, para as urnas, dos dados contidos nas mídias nelas inseridas. Nesta hora, a urna fica destinada especificamente a uma seção.

O lacre é o fechamento das tampas das urnas, impedindo, a partir daí, qualquer acesso às memórias flash. As tampas são lacradas com adesivos específicos, que são previamente assinados pelo Juiz da Zona Eleitoral, Promotor e fiscais dos partidos.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido