Dia do índio: etnias do Amazonas rumo ao protagonismo político

Dia do índio: Etnias do amazonas rumo ao protagonismo político

marubo mesário
Índio da etnia marubo atuando como mesário, em local de votação dentro de sua aldeia

Costumava-se comemorar o dia do índio, 19 de abril, como mera lembrança, com os povos originários apartados das discussões políticas acerca deles.

Pouco se falava sobre a necessidade do protagonismo das nações indígenas na vida pública, para isso necessitando que criassem uma consciência de que a representatividade do índio nas instituições públicas é fundamental para que alcancem direitos que se equiparem aos demais nacionais.

No amazonas, a realidade nunca foi muito diferente disso, com os responsáveis pelas políticas públicas decidindo, de dentro dos gabinetes, o destino dos povos indígenas.

Como órgão responsável por registrar e fazer valer as escolhas feitas por cada cidadão, e ciente da necessidade desse exercício de cidadania pelas comunidades indígenas, a Justiça Eleitoral do Amazonas tem feito esforços contínuos para dar a esses brasileiros a oportunidade de exercer seu direito ao voto.

Um exemplo é São Gabriel da Cachoeira, cujos eleitores pertencem grande parte a etnias indígenas e nas eleições de 2016 elegeu o prefeito e 7 dos 13 vereadores dentre os candidatos indígenas.

Outro caso é Atalaia do Norte, município onde o TRE-AM montou, a partir de 2014, locais de votação dentro de seis aldeias indígenas, atendendo aos povos do Vale do Javari. No pleito de 2016, elegeram 7 indígenas para vice-prefeito e para a câmara municipal.

O TRE-AM também realiza, por meio da Escola Judiciária Eleitoral, o “Projeto Voto Ético para Comunidades Indígenas“, série de palestras ministradas para as comunidades, especialmente crianças e jovens, onde são discutidos a importância do voto e os critérios para a escolha de um candidato, e o reflexo dessa escolha para a vida do cidadão.

Assumir esse protagonismo reflete diretamente tanto nos serviços prestados pelo poder público, que passa a dar às comunidades indígenas a devida importância, como na vida diária dos membros dessas comunidades, que passam a discutir política dentro das aldeias, pois vislumbram, a cada passo dado, oportunidades de melhorias em seus cotidianos.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido