Comissão do Governo da Guiné-Bissau vem a Manaus acompanhar as Eleições

Comissão do Governo da Guiné-Bissau vem a Manaus acompanhar as Eleições

Delegação da Guiné-Bissau em visita ao TSE

Desde a manhã da terça-feira, 15, integrantes da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau visitam as dependências doTribunal Superior Eleitoral (TSE) para conhecer mais sobre o sistema eletrônico de votação brasileiro.

Mamadu Iaia Bari, especialista em informática e um dos integrantes do grupo, destacou o seu interesse em conhecer o processo de construção do sistema de votação para além da urna eletrônica. “Compreendemos que a urna é fruto de um processo. Então, a questão não está em ter a urna em si, mas, sobretudo, entender o processo de construção”, disse ele ao lembrar as várias etapas enfrentadas para desenvolver a urna eletrônica no modelo atual.

“Nossa intenção não é levar a urna para nosso país, mas começar paulatinamente a melhorar nosso sistema em direção à votação eletrônica”, afirmou.

O técnico também fez referência à segurança do voto em nosso país. “Tudo o que se faz no tocante ao processo eleitoral, baseia-se no princípio de confiança. E a confiança é gerada por mecanismos de segurança sólidos e estáveis. A experiência do TSE será uma espécie de bíblia que a nossa Comissão vai ter realmente que seguir para criar uma estrutura como ela deve ser”, enfatizou.

A comissão foi levada para conhecer mais sobre o desenvolvimento da urna eletrônica pelo secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, que classifica o encontro como uma oportunidade bastante importante de o Brasil passar o seu conhecimento para outros países.

Após uma série de programação nas dependências do TSE em diversas áreas durante esta semana, a delegação virá para Manaus (AM) no dia 19, onde acompanhará a preparação para o segundo turno das eleições para governador do Amazonas, dia 27 de agosto.

(Com informações da ASICS/TSE)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido