TRE-AM: Escola Judiciária orienta representantes de partidos sobre prestação de contas em Tefé

Palestra EJE Tefé

As eleições deste ano serão diferentes, pois estão sob as novas regras implantadas através da ‘minirreforma eleitoral’. Para explicar quais as principais alterações e qual o impacto disso para o pleito, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas (EJE-AM), iniciou, nesta quarta-feira (22/06) a terceira rodada do ciclo de palestras de Direito Eleitoral, escolhendo, para tal fim, o município de Tefé.

O evento, que iniciou sua primeira etapa ontem, com as palestras dos servidores Sylvia Rebeca e Fued Sêmen, segue sua programação hoje com o tema "Prestação de Contas de Campanha". O seminário está acontecendo desde às 9h da manhã, no Centro Educacional Gilberto Mestrinho, e segue até às 18h. À tarde, todos os presentes poderão tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Durante sua exposição, José Mário Gomes, servidor do TRE, (Controle Interno do TRE), afirmou que o teto permitido para custeio da campanha foi reduzido e o eleitor vai poder saber de forma mais transparente, de onde vem o dinheiro que ‘paga’ a campanha de cada candidato. “É porque a partir das novas regras, os partidos, coligações e candidatos estão obrigados a divulgar no site da Justiça Eleitoral os recursos em dinheiro recebidos para financiamento da campanha eleitoral, em até 72h de seu recebimento. Pela primeira vez, o eleitor poderá ter conhecimento, praticamente em tempo real, das fontes que estão financiando a campanha dos candidatos", lembra Zé Mário.

A partir das eleições deste ano, as empresas também ficam proibidas de fazer doações a candidatos. No entanto, pessoas físicas podem continuar fazendo – inclusive empresários. Mas, estas estão limitadas a "10% dos rendimentos brutos auferidos pelo doador no ano-calendário anterior à eleição", frisou o palestrante.

Entre os principais temas abordados, José Mário destacou:

- Arrecadação de Recursos de Campanha;

- Abertura de Conta Bancaria de Candidatura;

- Financiamento de Empresarial de Campanha Eleitoral;

- Limite de Doação de Pessoas Físicas e Doações Por Pessoa Física de Bens Estimáveis em Dinheiro;

- Limite de Gastos Feitos Por Candidato (a) em Sua Própria Campanha;

- Teto de Gasto de Campanha Majoritária;

- Teto de Gastos Para Campanhas Proporcionais;

- Teto de Gastos em Cidades com até 10 Mil Eleitores e Eleitoras;

- Teto de Gastos Pela Justiça Eleitoral;

- Devolução de Doação Para Campanha de Verbas Recebidas de Fontes Vedadas;

- Designação de Dirigentes Responsáveis Por Movimentar os Recursos de Campanha;

- Prestação de Contas Simplificada;

- Divulgação das Doações Para Campanha; 

Presente no evento, o Diretor da EJE/AM e membro do Pleno do TRE, Dr. Henrique Veiga disse as medidas adotadas "certamente terão impacto positivo". Lembra que leis rigorosas, órgãos fiscalizadores operantes, justiça célere e atuante contribuem para bons resultados. No entanto, ressalta que "o mais relevante para extirparmos a corrupção é uma mudança de cultura, a partir da educação formal de qualidade, bem como dos valores morais, éticos e de cidadania".

Sobre o Ciclo de Palestras

Em todas as cidades do interior, os encontros da Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas acontecem em dois dias consecutivos. No primeiro, a programação restringe-se à exposição de dois temas: Registro de Candidatura e Propaganda Eleitoral. No dia seguinte, devido à amplitude da matéria, comentou-se sobre a Prestação de Contas de Campanha. Frise-se que os seminários são abertos ao público em geral e se destina à orientação de representantes de partidos políticos e à sociedade em geral.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido