TRE-AM e universidades firmam acordo que beneficia estudantes

TRE-AM e universidades firmam acordo que beneficia estudantes

foto-reunião-projeto agente cívico

O Diretor Geral do TRE-AM, Messias Andrade, o Secretário de Tecnologia da Informação, Rodrigo Camelo, e o Secretário de Gestão de Pessoas, Sandro Rodrigues, reuniram-se, na manhã desta terça-feira, 19/07, na Sala de Reuniões do Gabinete da Presidência, com representantes do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA), Centro Universitário de Ensino Nilton Lins (NILTON LINS) e do Centro Universitário do Norte (UNINORTE), para tratar do projeto Agente Cívico.

O projeto prevê três pilares de benefícios:  para o TRE-AM, para a instituição de ensino superior e para o estudante. O tribunal se utiliza dos estudantes universitários para uma votação eficiente e rápida, reduzindo problemas encontrados na condução dos trabalhos, dada a qualificação desses estudantes. A universidade, por sua vez, tem como seu pilar estratégico a extensão universitária e a inserção dos acadêmicos na sociedade. Por fim, o estudante, que será beneficiado com atividades complementares em seu currículo escolar.

A preparação para o desempenho das atividades envolve palestra sobre “Cidadania", além de treinamento e instruções gerais visando ao pleito deste ano.

Para participar do projeto, o universitário deve ser maior de 18 anos, não ser candidato, cônjuge ou parente de candidato até segundo grau e não estar filiado a partido político.

Neste ano, o estudante interessado em participar das eleições terá direito a 12 horas de atividades complementares - por turno de votação -, podendo chegar a 24 horas. Já no caso daquele estudante selecionado para atuar como Coordenador de Escola, o mesmo poderá receber 15 horas de atividades complementares (também por turno de votação). Outra contrapartida é, para os que trabalham, folga pelo dobro da quantidade de dias à disposição da Justiça Eleitoral, além de prioridade no desempate em concursos, quando constar em edital.

Vale ressaltar que podem se inscrever estudantes de quaisquer universidades, desde que o plano pedagógico da instituição de ensino permita o aproveitamento de créditos complementares desta natureza.

Mais informações no site do TRE-AM (www.tre-am.jus.br), por meio do link “Agente Cívico”, bem como nos portais das universidades conveniadas ao tribunal.

 

Breve histórico do projeto no Amazonas

A Justiça Eleitoral do Amazonas, a partir do ano de 2000, tem realizado parcerias com universidades, com o objetivo de aperfeiçoar suas atividades relativas à eleição, bem como garantir a participação da sociedade, em especial, dos estudantes universitários, durante o processo eleitoral, com foco no dia do pleito.

Não à toa, a partir de 2000, o TRE-AM realizou diversas parcerias: a primeira delas, com a extinta UTAM, visando ao recrutamento de universitários como técnicos de suporte à votação eletrônica em algumas Zonas Eleitorais do Interior do Estado. A partir de 2002, a parceria ocorreu com a Universidade Federal do Amazonas e foram definidos os conceitos de Agente Cívico e Agente Tecnológico, parceria esta que se prolongou até a eleição de 2004. De 2005 a 2014 a parceria se estabeleceu com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Inicialmente o Projeto atendeu a Manaus e as maiores Zonas Eleitorais do Estado, atualmente atende a todos os Municípios onde seja possível a realização de atividades acadêmicas.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido