TRE-AM conclui curso voltado ao fortalecimento das lideranças
A iniciativa prepara servidores para lidar com conflitos e fortalecer competências de gestão

Nesta sexta-feira (31/10), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) encerrou o terceiro módulo presencial do Curso de Desenvolvimento Gerencial. Realizado na sede do tribunal e coordenado pela Seção de Capacitação (Secap), o curso foi direcionado aos servidores que ocupam cargos de chefia e teve como objetivo fortalecer competências de liderança alinhadas a uma gestão inovadora, humanizada e eficiente.
A iniciativa reflete a política de valorização dos servidores adotada pela gestão da presidente desembargadora Carla Reis, que prioriza a capacitação como instrumento de aprimoramento institucional. Com metodologia dinâmica e interativa, o curso abordou situações cotidianas do dia a dia, estimulando a troca de experiências entre os participantes e a busca de soluções colaborativas, apoiada em ferramentas estratégicas.
Segundo o assessor do Laboratório de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (Liods), Eric Sales, os três módulos da capacitação contribuíram para alinhar cada vez mais os servidores da Justiça Eleitoral à gestão da instituição. “O curso trouxe novas perspectivas sobre liderança, sobre como exercer a gestão, seja no âmbito pessoal ou com foco nas eleições do próximo ano. A capacitação foi bem integrada e colaborativa”, destacou Eric.
Para Bárbara Tavares, do Núcleo de Governança e Gestão da Secretaria de Administração, Orçamento e Finanças (NGGSAO), treinamentos como esse são essenciais para ampliar os horizontes e estimular o aprendizado contínuo.
“No mundo moderno, temos enfrentado o crescimento das novas tecnologias e as demandas têm aumentado. Esse tipo de capacitação desperta muitas ideias e nos ajuda a achar novas soluções criativas”, ressaltou a servidora.
O Programa de Desenvolvimento Gerencial do TRE-AM é realizado a cada dois anos. Esta edição teve duração de 30 dias, com carga horária de 10 horas semanais, conduzidas pelo psicólogo Carlos Ramalho e pelo analista de negócios Yuri Veríssimo.
Foto: Júnior Souza/TRE-AM

