TRE-AM participa de reunião nacional no TSE sobre diretrizes para as Eleições 2026
Presidentes dos TREs debateram transparência, ética e segurança do pleito

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargadora Carla Reis, participou nesta terça-feira (10/02) de reunião conduzida pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, com presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país. O encontro ocorreu na sede do TSE e integra o planejamento das diretrizes de atuação para as Eleições 2026, além de fortalecer a cooperação entre os Regionais e a Justiça Eleitoral.
Durante a reunião, foram apresentadas recomendações relacionadas à conduta de magistrados, com ênfase na transparência, na ética e na imparcialidade como caminhos para reforçar a credibilidade do pleito e a confiança da sociedade no sistema democrático.
A ministra Cármen Lúcia destacou a importância da atuação integrada entre o TSE e os TREs para assegurar um processo eleitoral seguro e confiável, com respeito à legislação e proteção dos direitos do eleitor.
Outro tema abordado foi o avanço do cadastramento biométrico no país, bem como as estratégias para a conclusão da coleta e a qualificação do atendimento ao eleitor. No Amazonas, o TRE vem ampliando a rede de atendimento na capital, com a inauguração da nova Central de Atendimento ao Eleitor e a previsão de abertura de outros postos nos próximos dias, como parte da política de descentralização dos serviços eleitorais.
“O Amazonas já conta com 93% do eleitorado com biometria coletada, resultado de um esforço contínuo, iniciado no ano passado com ações no interior do estado”, afirmou a presidente do TRE-AM, desembargadora Carla Reis. “Seguiremos adotando todas as providências necessárias, em consonância com as orientações do TSE, para ampliar o número de eleitores com o cadastro regularizado até 6 de maio, prazo final de regularização eleitoral”, completou.
A reunião faz parte da agenda permanente para o planejamento das Eleições 2026, com foco na modernização dos serviços, na ampliação do atendimento ao eleitor, no fortalecimento das ações de educação para a cidadania e enfrentamento à desinformação.
Foto: TSE
#pratodosverem Foto da reunião. Desembargadores sentam à mesa de reuniões, com a presença da ministra Cármen Lúcia, mulher branca, vestindo tailleur preto ao centro da mesa, e da Desembargadora Carla Reis, mulher branca, vestindo blusa verde.

