Capacitação aproxima sociedade da Justiça Eleitoral e fortalece confiança no processo de votação
Evento integra a preparação para as Eleições Gerais de 2026 e reforça transparência, informação qualificada e combate à desinformação

Nesta quarta-feira (11/02), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) promoveu o evento “Capacitação sobre Eleições, Urnas Eletrônicas e Cidadania”, no plenário do tribunal. A iniciativa, realizada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), integra a preparação para as Eleições Gerais de 2026 e teve como objetivo aproximar a sociedade da Justiça Eleitoral, fortalecendo a transparência e a confiança no sistema de votação.
Segundo o diretor da EJE, juiz Cássio Borges, ações como essa contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a verdade. “A Escola Judiciária Eleitoral do TRE-AM compreende que a disseminação de informações qualificadas e o estímulo ao pensamento crítico constituem instrumentos indispensáveis para o enfrentamento da desinformação e para o contínuo aprimoramento da confiança social no processo eleitoral”, destacou o diretor.
O encontro apresentou, de forma detalhada, como são organizadas as eleições, desde o planejamento das etapas até a atuação integrada das diferentes áreas envolvidas. Durante sua participação, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-AM, Kleber Merklein, ressaltou a importância do evento para evidenciar à sociedade o trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral ao longo de todo o período de eleições.
“O que as pessoas normalmente veem é apenas o momento da votação e da totalização dos resultados. Internamente, há um esforço contínuo, com muitas equipes e profissionais envolvidos, tanto da Justiça Eleitoral quanto de instituições parceiras. Conhecer esse processo ajuda a sociedade a entender e valorizar um modelo que é único no mundo”, afirmou Kleber.
O assessor de Gestão das Eleições do TRE-AM, Marcelo Sussuarana, também destacou os desafios enfrentados no estado. “Precisamos sempre reforçar que a logística eleitoral no Amazonas é custosa, em razão das condições geográficas e do regime das águas, que dificultam previsões. Embora não seja o único fator, é um dos que mais impactam o processo eleitoral e exige atenção constante”, pontuou.
Durante a capacitação, os universitários puderam acompanhar, na prática, o funcionamento da urna eletrônica, desde a abertura da votação até a apuração final, incluindo as etapas de fiscalização do processo.
Combate à desinformação nas eleições
Durante o evento, o coordenador do Comitê de Combate à Desinformação do TRE-AM, João Carlos, destacou que o enfrentamento à desinformação é fundamental para a proteção da integridade do processo democrático e para o equilíbrio da disputa eleitoral.
Na ocasião, foi apresentado o aplicativo Pardal, ferramenta gratuita do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, a partir de 16 de agosto, permitirá o envio de denúncias sobre compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e propaganda irregular. O aplicativo está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.
Além disso, os estudantes conheceram o sistema de denúncias da Ouvidoria Eleitoral e as ações desenvolvidas pela Escola Judiciária Eleitoral, reforçando o papel da informação e da participação cidadã no fortalecimento da democracia.
Foto: Júnior Souza/TRE-AM

