TRE-AM encerra Semana de Acessibilidade com palestra e apresentação cultural inclusiva

Foram três dias de palestras com o objetivo de conscientizar sobre importância de práticas inclusivas e a equidade no acesso aos direitos

TRE-AM encerra Semana de Acessibilidade com palestra e apresentação cultural inclusiva

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) encerrou, nesta sexta-feira (13/06), a “Semana de Acessibilidade e Inclusão: Olhares que conectam: Acessibilidade, Inclusão e Cidadania”, com uma programação voltada para o fortalecimento do debate sobre inclusão no serviço público.

Segundo a presidente do TRE-AM, desembargadora Carla Reis, o evento reafirma o compromisso da Justiça Eleitoral com a construção de uma sociedade mais acessível e acolhedora. “Foram dias de reflexão, aprendizado e, acima de tudo, de reafirmação do nosso compromisso com um mundo cada vez mais humano, acessível e inclusivo”, destacou a presidente.

“Incluir é assegurar voz e participação plena a todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sensoriais ou sociais. É esse ambiente mais justo, acessível e acolhedor que estamos construindo e fortalecendo a cada passo”, enfatizou.

Como parte da programação de encerramento, o secretário de Comunicação do TRE-GO, Brazil Nunes, ministrou a palestra “Acessibilidade e Capacitismo: Conectar olhares, romper barreiras”. Com sensibilidade e experiência prática, o palestrante compartilhou sua vivência no serviço público e as dificuldades enfrentadas por pessoas que utilizam cadeira de rodas, tanto no ambiente profissional quanto social.

“Promover a acessibilidade é dar cidadania às pessoas e mostrar que podemos mudar. Eu gosto muito dessa ideia de acolher e enxergar as pessoas com as suas diferenças. A acessibilidade é isso: é abraçar, ser solidário, defender os direitos daquelas pessoas que realmente precisam de uma rampa, de um corrimão, mas, acima de tudo, é integrá-las à sociedade”, ressaltou Brazil Nunes.

Entre o público presente, a fisioterapeuta Maria Dias, ativista pelos direitos das Pessoas com Deficiência, compartilhou sua história de vida, destacando a importância de ações que promovam a conscientização. “Foram dias de muito aprendizado e troca aqui no TRE-AM. Como mãe de uma pessoa com deficiência, vivi na pele o preconceito e a exclusão. Me especializei porque entendi que precisava conhecer esse universo para lutar por ele. Hoje, dedico minha vida a garantir que nenhuma mãe passe pelo que eu passei, como a falta de informação, apoio e respeito,” relatou Maria, que é mãe do atleta paralímpico, Jean Dias.

O encerramento da semana também foi marcado por uma apresentação cultural inclusiva: a Orquestra de Violões do Amazonas, em conjunto com alunos com deficiência do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, ambos coordenados pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O repertório incluiu composições de artistas amazonenses da cultura popular.

Durante a semana foram promovidas diversas ações, com destaque para o posto de atendimento da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que disponibilizou o serviço de solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD) e da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

Fotos Júnior Souza/TRE-AM

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

ouvidoria@tre-am.jus.br

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido