Desembargador Jorge Lins participa do Encontro do Colégio de Presidentes dos TREs
Reunião discute pautas importantes para os Tribunais

O Presidente do TRE-AM, desembargador Jorge Manoel Lopes Lins, está participando do 80º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, em São Luís, Maranhão.
No encontro, foi realizada a avaliação dos trabalhos realizados nas eleições gerais de 2022, com vistas ao aperfeiçoamento do processo eleitoral, além de extensa pauta de discussão acerca de necessidades comuns aos TREs de todo o Brasil.
O evento começou na quinta, 23 de fevereiro, com a conferência “Os Desafios da Justiça Eleitoral na Sociedade Digital”, da ministra substituta Maria Cláudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral, que falou após o desembargador Roberto Maynard Frank, presidente do COPTREL e do TRE Bahia, e a desembargadora Angela Salazar, vice-presidente do Colégio e presidente do TRE-MA, realizarem a abertura oficial.
Antes, à tarde, os diretores-gerais dialogaram sobre orçamento, aquisições para o cadastramento biométrico, teletrabalho, concurso público, requisição de servidoras e servidores, eleição 2024, manutenção de urnas, pix para mesários e segurança da informação.
Na sexta, a programação começou com discussões dos presidentes sobre pagamento de auxílio-alimentação a servidoras e servidores requisitadas (os), criação de cargos para a justiça eleitoral, inclusão da matéria Direito Eleitoral entre os conteúdos obrigatórios do Curso de Direito no país, além de outros assuntos de igual relevância.
Também juntos, os presidentes escolheram Brasília como sede 81º COPTREL e ainda a nova vice-presidente, Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, presidente do TRE-PB, em substituição à desembargadora Angela Salazar, que deixará o cargo no dia 1º de março por motivo de encerramento do seu biênio como membro efetivo da Corte.

