Ministro Barroso, Presidente do TSE, parabeniza o TRE-AM pela instalação de Seção Eleitoral em comunidade indígena no Amazonas

Desembargador Wellington Araújo atendeu a apelo da comunidade ordenou formação de equipe para realizar o cadastramento, que ocorreu de 21 a 23 de setembro

Alistamento Maronal

Na abertura da sessão desta quinta-feira (30), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, comunicou ao Plenário que uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) esteve na aldeia indígena Maronal, localizada na Terra Indígena Vale do Javari, para instalação de uma seção eleitoral na comunidade e realização de atendimento à população local. “Cumprimento as pessoas da Justiça Eleitoral que estiveram nessa missão”, agradeceu o ministro.  

A Administração do TRE-AM atendeu a um pedido da própria comunidade feito à Justiça Eleitoral por meio da UNIVAJA (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari). A Terra Indígena Vale do Javari é a segunda maior Terra Indígena no Brasil e foi homologada pelo Governo Federal em 2001. Ela está localizada na região fronteiriça entre o Brasil e o Peru.

Os indígenas do Maronal começaram a participar do processo eleitoral em 2014, em Atalaia do Norte, município vizinho de difícil acesso. Para comparecerem às urnas, os Marubo tinham que enfrentar longas viagens de barco e trilhas, que chegavam a durar seis dias.

O Desembargador Wellington José de Araújo ordenou que se organizasse uma missão com a finalidade de instituir uma Sessão de votação naquela comunidade, para que os jurisdicionados pudessem exercer seu direito ao voto em uma situação mais favorável, enfatizando o compromisso de sua gestão com o tratamento digno ao eleitor. O Diretor-geral, João Victor Pereira da Silva Martins, definiu a equipe que iria realizar a tarefa e enviou servidores de Manaus para a Comunidade.

A equipe responsável pelo cadastramento, coordenada pela Juíza Eleitoral, Dra. Andréa Jane Silva de Medeiros, e composta pelos servidores Jose Eisenhower de Sousa Dias, Michael de Souza Cruz, Paulo de Tarso Lima e Jucinara Morais, realizou 150 atendimentos, entre alistamentos, transferências de seção e revisões eleitorais. Na ocasião, O senhor Alfredo Marubo, ancião da aldeia, tirou o primeiro título aos 83 anos.

Paulo Marubo, Coordenador da UNIVAJA  disse que, além de evitar a saída dos jovens da aldeia, que os colocaria em contato com muitas coisas ruins da cidade, dá a chance de incluir toda a população da comunidade no debate político.

A Juíza Eleitoral, Dra. Andréa Jane Silva de Medeiros, falou da importância da abertura daquele local de votação, demonstrada no modo festivo como a aldeia recebeu a equipe do TRE-AM.

Na visita, todos os profissionais da Justiça Eleitoral seguiram protocolos sanitários e fizeram testes de Covid-19 antes de irem para a aldeia.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido