O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), por meio da Coordenadoria Médico-Social (Comed) e do Grupo Gestor de Qualidade de Vida do Servidor (QualiVida), promoveu nesta quarta-feira (19/11) palestras com o endocrinologista Mário Quadros e o urologista Ítalo Cortez, alusivas à campanha Novembro Azul, voltada à conscientização sobre a saúde do homem e à importância do diagnóstico precoce.
Na abertura do evento, o secretário de Tecnologia da Informação, Kleber Merklein, ressaltou a relevância dos cuidados preventivos. Em analogia com à sua área de atuação, destacou que a saúde deve receber a mesma prioridade dedicada à proteção de sistemas e dados no ambiente tecnológico de uma instituição.
“O orçamento da área de tecnologia é destinado à proteção de sistemas porque entendemos o valor dessas informações. O cuidado com a saúde não pode ser diferente. Muitas vezes investimos tempo, energia e diversos outros recursos em tantas coisas, mas negligenciamos o que é mais importante: o cuidado preventivo com o próprio corpo, com exames, acompanhamento médico e hábitos saudáveis”, afirmou Merklein.
O urologista Ítalo Cortez abordou o tema “Câncer de Próstata e Andropausa: prevenção, diagnóstico e qualidade de vida masculina”, enquanto o endocrinologista, Mário Quadros apresentou a palestra “Saúde, suplementação e principais orientações sobre os tratamentos estéticos”.
Conforme dados apresentados por Mário Quadros, os homens vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres, o que reforça a importância de dar visibilidade aos cuidados com a saúde masculina. “Essas intervenções são importantes porque o homem vive sete anos a menos que a mulher justamente porque não se cuida. Um médico, sozinho, dentro de um consultório, não tem o mesmo alcance. Com aulas, palestras e informações, conseguimos atingir um número muito maior de homens, difundindo a importância do autocuidado”, ressaltou o endocrinologista.
Durante sua participação, o Dr. Ítalo Cortez reforçou a necessidade de uma visão mais ampla sobre a saúde masculina. “Falamos muito sobre a próstata, mas, na realidade, o homem precisa se cuidar pensando em outras coisas além da próstata. Precisamos considerar também a síndrome metabólica, a obesidade, a reposição hormonal, o câncer de próstata e todos os aspectos que impactam diretamente a saúde do homem”, destacou.
Com a realização da palestra, o TRE-AM reforça seu compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar dos servidores, incentivando a prevenção e o autocuidado.
Foto: Júnior Souza/ TRE-AM