Consciência Negra: TRE-AM promove semana para celebrar e valorizar a cultura afro-brasileira
O evento acontecerá entre os dias 17 e 19 de novembro e contará com palestras, manifestações artísticas, feira de artesanato e massoterapia

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), por meio da Comissão de Combate ao Assédio Sexual, Moral e à Discriminação (1º e 2º grau), realiza, entre os dias 17 e 19 de novembro, a Semana da Consciência Negra do TRE-AM 2025, em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
A data, mais do que uma homenagem, é um convite à reflexão sobre a importância de valorizar as raízes africanas e reconhecer o papel histórico das pessoas negras na formação cultural, social e econômica do país.
O evento contará com palestras, manifestações artísticas, feira de produtos de empreendedores, massoterapia, proporcionando momentos de aprendizado, convivência e valorização da diversidade. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do TRE-AM: www.tre-am.jus,br, na opção “Institucional”, em seguida “Escola Judiciária Eleitoral” e, por fim, em “Cursos e Eventos”.
Para a presidente da Comissão de Combate ao Assédio Sexual, Moral e à Discriminação do 2º grau, juíza Mônica Raposo, a iniciativa reforça o empenho do Tribunal com o respeito à diversidade. “Esse evento evidencia o nosso compromisso com a igualdade racial, tanto dentro da instituição, no meio laboral, quanto no atendimento à população negra, que deve ser respeitado e equitativo”, destacou a juíza.
A magistrada enfatizou ainda que a realização da Semana de Consciência Negra simboliza um espaço de reconhecimento e respeito pela trajetória das pessoas negras. “A Semana da Consciência Negra abre espaço para discussão, educação, alertas e ajuda a desenvolver políticas antirracistas efetivas, ao possibilitar que a população negra compartilhe sua cultura, experiências e apresentem caminhos na busca de um mundo mais justo”, finalizou.
Foto: Associação Cultura Brasil de Capoeira

