Biblioteca e Centro de Memória do TRE-AM: Guardiões da História Eleitoral no Amazonas

O Centro de Memória possui um acervo sobre as Eleições no Estado, desde a criação da Justiça Eleitoral, em 1932

Centro de Memória

A Biblioteca “Desembargador Antéro Coelho de Rezende” e o Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) desempenham papéis fundamentais na preservação e divulgação da história da justiça eleitoral na região.
Instituída em 1998, a biblioteca iniciou a organização do acervo de livros do TRE-AM, especializando-se em obras de direito eleitoral e partidário. O Centro de Memória, oficialmente criado em 2011 pela Resolução n. 001/2011, reune, organizar e conservar documentos históricos do tribunal.

Centro de Memória

O Centro de Memória, cuja exposição permanente foi inaugurada em 26 de abril de 2012, surgiu de uma descoberta surpreendente. Em 2003, ao examinar documentos arquivos armazenados no subsolo das zonas eleitorais, descobriu-se um acervo que remontava a 1933. Esta descoberta desafiou a compreensão histórica, que até então datava a instalação do tribunal em 1945.
Os documentos revelaram a existência do TRE-AM desde 1932, inaugurando uma fase da história do tribunal até 1937, quando foi fechado por Getúlio Vargas. A segunda fase do acervo compreende documentos de 1947 até os dias atuais.

Acervo Histórico
O acervo do Centro de Memória é diversificado, abrangendo documentos museológicos, hemerográficos, iconográficos, textuais e audiovisuais. Entre os itens de maior valor histórico está uma urna de madeira original, usada nas primeiras eleições da justiça eleitoral. A contribuição de documentos de cartórios de Nhamundá e Borba, datados de 1921 a 1990 e 1945 a 1978, respectivamente, enriqueceram ainda mais o acervo.

Acesso e Educação

Desde 2018, o Centro de Memória tem mantido parcerias com escolas públicas e particulares, promovendo o “Projeto Memória: Educação Cidadã”.
Este projeto visa formar cidadãos conscientes e promover a educação e cultura por meio da história eleitoral. Escolas interessadas podem agendar visitas guiadas através de ofício dirigido ao Presidente do TRE-AM ou serem convidadas pela Coordenação do Centro.

Parcerias e Projetos
Desde 2018, o Centro de Memória tem mantido parcerias com escolas públicas e particulares, promovendo o “Projeto Memória: Educação Cidadã”.
Este projeto visa promover a educação e cultura por meio da história eleitoral. As escolas interessadas podem entrar em contato com o TRE-AM por meio de ofício dirigido ao Presidente do Tribunal solicitando a visita guiada e a participação no projeto.

Contato e Informações
A biblioteca e o Centro de Memória funcionam de segunda a sexta, das 8h às 15h, no Forum Eleitoral (prédio anexo à sede do TRE-AM). O acesso à biblioteca é livre, enquanto as visitas guiadas ao Centro de Memória requerem agendamento prévio. Contatos podem ser feitos pelo telefone (92) 3632-4489 ou pelo e-mail cemeb@tre-am.jus.br.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido