Novos dirigentes do TRE-AM foram empossados nesta sexta-feira

Desembargadores Jorge Manoel Lopes Lins e Carla Maria Santos dos Reis tomaram posse

Eleitos durante Sessão no Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas realizada no dia 29 de março de 2022, os próximos Presidente e Vice-Presidente/Corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), respectivamente, os Desembargadores Jorge Manoel Lopes Lins e Carla Maria Santos dos Reis, tomaram posse, em solenidade realizada no Auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, no Centro Administrativo José de Jesus Ferreira Lopes, anexo do TJAM.

Os magistrados assumiram o comando da Corte Eleitoral amazonense para o próximo biênio (2022/2024) em Sessão Solene nesta sexta-feira, às 18h.

Após a execução do Hino Nacional, O Desembargador Wellington Araújo, que encerrou hoje o biênio à frente da Presidência do Tribunal, desejou ao novo Presidente e à nova Vice-Presidente um mandato bem sucedido, deixando claro que conhece a competência técnica e humana de ambos, crendo, portanto, que tal sucesso será uma consequência desta competência.

O Secretário Judiciário, Almir Lopes, leu o Termo de Posse, seguido pelo desembargador Jorge Lins, que prestou o Juramento, após o qual o Desembargador Wellington Araújo deu posse ao novo Presidente.

Logo Após, o Secretário Judiciário leu o Termo de Posse da Desembargadora Carla Reis, sendo esta empossada pelo novo Presidente da Corte. Ato seguido, a Medalha do Mérito Eleitoral é recebida pelo Presidente e pela Vice-Presidente.

O Desembargador Eleitoral Márcio André Cavalcante discursou em nome do Tribunal Pleno, dando boas-vindas aos novos dirigentes. O discurso, ao lembrar detalhes da infância e juventude do novo Presidente da Corte, emocionou-o e emocionou à plateia. Falou também da Desembargadora Carla Reis, enaltecendo sua competência.

Ao discursar, o Desembargador Jorge Lins agradeceu às homenagens, dizendo-se profundamente emocionado, emoção esta que tomou conta da sua fala, no momento em que lembrou de sua mãe, a quem prestou homenagem e declarou gratidão. Em sua fala, declarou que ser incumbido desse cargo é a realização de um sonho, deixou claro que sabe que estará fazendo frente a um eleição desafiadora, mostrando que o grande desafio serão as “fake news”. Defendeu de forma veemente as eleições eletrônicas dos ataques infundados que tem sofrido e, por fim, prestou homenagens à sua mãe, esposa, filhos e neto.

Após o discurso do Presidente, foi executado o Hino do Amazonas, após o qual foi declarada encerrada a Sessão Solene

 

Jorge Manoel Lopes Lins

Formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas. Trabalhou como servidor do Judiciário; foi nomeado juiz em 1985, atuou nas Comarcas de Boca do Acre, Anori e Parintins; em Manaus, onde atuou nas áreas Cível e Criminal; exerceu o cargo de juiz auxiliar da Presidência e da Vice-Presidência do TJAM.

Foi promovido a desembargador em 2011 e exerceu as funções de presidente da Comissão Permanente de Jurisprudência; de ouvidor-geral do TJAM; de gestor da Casa de Justiça e Cidadania; de diretor do Fórum Ministro Henoch Reis; de presidente da Primeira e da Segunda Câmara Criminal e de vice-presidente do TJAM (2016 a 2018).

Na Justiça Eleitoral, atuou em Zonas Eleitorais a partir de 1992, em Eirunepé, Envira, Boca do Acre, Pauini; presidiu eleições municipais em Ipixuna, Guajará e Manaus, e, como desembargador, foi membro suplente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas de 2018 a 2020; foi eleito como vice-presidente e corregedor do atual biênio 2020 a 2022, cujo mandato encerra em maio deste ano.

Carla Maria Santos dos Reis

Natural de Manaus e graduada em Direito e em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas; possui mestrado em Direito de Família e das Relações Sociais pela PUC de São Paulo.

Ingressou na magistratura em 1989, como primeira colocada no concurso público. Iniciou a carreira como juíza da Comarca de Urucurituba e depois foi titular da 2.ª Vara da Comarca de Itacoatiara, onde também foi juíza eleitoral.

Promovida à segunda entrância, na Comarca de Manaus foi juíza da 1.ª Vara de Família, Sucessões e Registros Públicos. Foi a primeira juíza da Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, mais conhecida como “Vara Maria da Penha”, atuando na instalação da nova unidade judiciária especializada do TJAM, e foi juíza da Vara da Infância e da Juventude. Também atuou como juíza eleitoral da 58.ª Zona Eleitoral de Manaus.

Em 2010, foi promovida a desembargadora do TJAM. Desde julho de 2020 ocupa o cargo de vice-presidente do Judiciário Estadual. Integra a Primeira Câmara Criminal do TJAM, preside a Comissão de Assédio Moral e Sexual do TJAM e a Comissão de Memória da Corte; também é vice-presidente da Comissão de Teletrabalho do Poder Judiciário amazonense.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido