TRE-AM homenageou a memória de Bruno Pereira

Cartório Eleitoral de Atalaia do Norte passou a ter o nome do indigenista

Homenagem Bruno Pereira

Os desembargadores Jorge Lins e Carla Reis, presidente e vice-presidente e corregedora do TRE-AM, respectivamente, estiveram nesta quinta-feira (11/08) em Atalaia do Norte para conduzir a solenidade de inauguração da placa e fazer a aposição da fotografia de Bruno Pereira, que, de acordo com a Portaria 624, de 07 de julho de 2022, dará nome ao Cartório da 42ª da ZE, instalado no município.
Em reconhecimento à colaboração de Bruno Pereira para a instalação de novas seções eleitorais em áreas do Vale do Javari, em aldeias indígenas, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas decidiu, por unanimidade, homenagear a sua memória, dando ao Cartório da 42ª Zona Eleitoral, que jurisdiciona aquela região, o nome do indigenista.
O Desembargador Jorge Lins, ao discursar, exaltou o papel fundamental que Bruno teve para o protagonismo político daquelas comunidades, que outrora estavam à margem da vida política do município e do país, tendo que percorrer enormes distâncias para exercer o direito ao voto, mas com o planejamento e execução da Justiça Eleitoral, orientada pelo profundo conhecimento do indigenista, pode agora contar com 7 seções eleitorais dentro daquela Terra Indígena.
Além do discurso do Desembargador Presidente, que demonstrou de forma inequívoca a importância desse reconhecimento, Warney Kanamary, representante da União dos Povos do Vale do Javari, Univaja, entoou uma canção em seu idioma natal, em homenagem a Bruno e em agradecimento pelo reconhecimento prestado, momento que emocionou a todos os presentes.
Além dos dirigentes do TRE-AM, estiveram presentes o Sr. Denis Linder Rojas de Paiva, Prefeito De Atalaia Do Norte, o Vereador Jonas Gossel Meirelles, Presidente da Câmara Municipal De Atalaia do Norte, a Juíza Jacinta Silva dos Santos, Titular da 42ª Zona Eleitoral, Atalaia do Norte, o Juiz Edson Rosas Neto, titular da 36ª Zona Eleitoral, Tabatinga, a Juiza de Direito Bárbara Folhadela Paulain, a Juíza De Direito, Andrea Jane Silva de Medeiros, a Juiza De Direito, Dra. Lídia de Abreu Carvalho, a Juiza de Direito Luziana Teles Feitosa, o Promotor de Justiça Elanderson Lima Duarte, o Defensor Público Murilo Rodrigues Brenda, o Delegado da Polícia Civil Alex Perez Thimoteo, a Diretora-Geral do TRE-AM, Melissa Lavareda, além de servidores do TRE-AM.
Diversas foram as contribuições de Bruno para que a Justiça Eleitoral amazonense realizasse projetos importantes, principalmente em áreas indígenas. Um dos principais exemplos é sua colaboração para instalação de seções de votação, pois a Justiça Eleitoral teve como base o profundo conhecimento que indigenista possuía em relação ao Vale do Javari e das interações entre as diversas etnias que vivem naquela região, aliado ao fato de que sua atuação como coordenador da Funai para aquela terra indígena tinha como meta a atuação do estado para que fosse garantida a primazia dos indígenas naquela vasta porção da Amazônia, atendendo ao interesse principal desses povos e de todo o planeta, que é a preservação da floresta.
A escolha das aldeias que melhor possibilitassem a logística dos eleitores da região, com o menor gasto de tempo para o transporte, a negociação com as lideranças indígenas, possibilitaram a abertura de seções eleitorais em seis aldeias, trabalho realizado pela Dra. Bárbara Folhadela, à época Juíza Eleitoral titular da 42ª Zona Eleitoral – Atalaia do Norte, em conjunto com sua equipe, que deram aos indígenas a possibilidade de votar em sua própria aldeia ou em uma bem próxima, fazendo com que muito mais eleitores pudessem participar da escolha dos seus representantes, em um passo gigante rumo ao protagonismo político desses povos, que foi confirmado pela eleição, nos últimos pleitos municipais, pela eleição de representantes destes povos para a maior parte das cadeiras do legislativo.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido