Presidente do TRE-AM visita Caapiranga. Tudo pronto para a eleição suplementar
Pleito será domingo, dia 7 de abril

O presidente do TRE-AM, desembargador João Simões, visitou o município de Caapiranga, para verificar o andamento dos trabalhos referentes à eleição suplementar, que ocorrerá próximo domingo, 7 de abril, naquele município.
O pleito atende à decisão da da Ministra Rosa Weber, publicada em 04.02.2019, no processo n. 0601961-88.2018.6.00.0000 do TSE, que determinou a execução imediata do acórdão proferido nos autos do processo n. 29675, que por sua vez, manteve o indeferimento do pedido de registro de candidatura ao cargo de Prefeito do candidato mais votado nas Eleições Municipais de 2016 no Município de Caapiranga/AM, cassando os diplomas do prefeito e do vice e determinando a realização de novas eleições no referido município em 07.04.2019.
De acordo com o Diretor Geral, Julio Briglia, também em visita ao município, embora Caapiranga não conte com um cartório eleitoral, mas um posto ligado ao Cartório de Manacapuru, a estrutura para as eleições são as mesmas de qualquer eleição municipal, com a mesma logística de urnas eletrônicas e estrutura de pessoal, que inclui o treinamento de mesários, já realizado, bem como o reforço no policiamento da cidade, proporcionado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública.
O Presidente do TRE, além de conversar com os servidores e ficar a par do andamento dos trabalhos, visitou os locais de votação, verificando que possuem a estrutura adequada para a realização das eleições, conversando ainda com o gerente da usina elétrica da cidade, para viabilizar um plano de contingência que assegure o fornecimento de energia elétrica durante o período da eleição (para oferecer boas condições para os eleitores, visto que as urnas são autossuficientes em energia, possuindo baterias que as mantém operantes, em caso de inoperância da rede elétrica.
A previsão é que o resultado, como têm sido a prática da Justiça Eleitoral, seja dado com pouco tempo após as eleições, no máximo até as 19h, caso tudo corra conforme o planejado.
Os candidatos que concorrerão ao cargo de prefeito neste domingo são Francisco Andrade Braz, do DEM, e Antônio Ferreira de Queiroz, do PROS. O vencedor do pleito, após o julgamento das contas de campanha, deverá ser diplomado até o dia 26 de abril, e terá o mandato do dia de sua posse até o final do mandato dos prefeitos eleitos em 2016.

