Convenções Partidárias no Amazonas - Eleições 2017

Convenções Partidárias no Amazonas - Eleições 2017

foto-matéria-eleições suplementares 2017

A Eleição Suplementar se aproxima e, com ela, o interesse dos partidos em lançarem seus candidatos e promoverem alianças com intuito de aumentar as chances na disputa pela chefia do Governo do Estado.

Mas, para que um partido possa apresentar candidatos - e decidir sobre uma possível coligação - eles têm que ser escolhidos por meio de um procedimento realizado em assembleia ou reunião, denominado Convenção Partidária.

As convenções estão sujeitas às regras constantes nos estatutos dos diferentes partidos e acontecem em datas pré-definidas na Lei nº 9.504/1997, e posteriormente regulamentadas em resoluções expedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Para esta eleição atípica, o prazo das convenções partidárias compreende o período de 12 a 16 de junho, dela podendo participar qualquer cidadão que, além de possuir tempo de domicílio eleitoral mínimo na circunscrição do pleito (1 ano), deve também estar filiado a partido político há pelo menos 6 meses antes das eleições. Válido para todos os partidos políticos, este prazo garante a isonomia entre as legendas.

Portanto, até o dia 16 de junho deste ano, os amazonenses conhecerão, oficialmente, os candidatos a governador e vice-governador, bem como as coligações que disputarão o pleito.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido