TRE-AM inicia o recadastramento biométrico dos eleitores de Autazes

Pouco mais de um mês após a primeira audiência pública sobre o recadastramento biométrico realizada em Autazes (10 de setembro), a presidente do TRE-AM, juntamente com autoridades locais, participaram, na manhã de hoje (22), da solenidade que marcou o início da biometria na 35ª Zona Eleitoral.
Assim como Manaus, os demais municípios da Região Metropolitana ainda não contemplados com biometria - Careiro Castanho, Autazes e Silves – estavam dentro do planejamento elaborado pelo Tribunal para as eleições do ano que vem. Com isso, a gestão da desembargadora Socorro Guedes vai deixar mais de 60% do eleitorado do Amazonas apto para fazendo uso da biometria a partir do pleito vindouro.
Presente na solenidade, a presidente do Tribunal ressaltou: “Estamos muito felizes, pois esse momento concretiza um o nosso compromisso com Autazes para as eleições de 2016. E aqui, na presença do Excelentíssimo Vice-Presidente e Corregedor, desembargador João Mauro Bessa, a quem cabe tocar a biometria, estamos inaugurando esse posto, dentro do cartório eleitoral, com 10 atendentes. Aproveito esse momento para agradecer a esses mesmos atendentes que, de maneira muito célere, passaram por um treinamento minucioso e, segundo fui informada, estão preparados pera atender, em média, 300 eleitores por dia”.
Em relação ao funcionamento do cartório eleitoral de Autazes, a desembargadora Socorro Guedes destacou: “Temos como data limite o dia 26 de fevereiro para concluir a biometria em Autazes. No entanto, sabemos da capacidade dos nossos colaboradores que estão à frente dos guichês e, além disso, contamos com a compreensão e dedicação do juiz desta 35ª Zona Eleitoral, o Dr Glen Hudson que, juntamente com o Chefe de Cartório, atenderão à população em sábados alternados, a partir de novembro, justamente para dar conta da demanda, mas visando sobretudo àqueles filhos de Autazes que moram ou estudam em Manaus, mas são eleitores de Autazes que, pelas razões que já citei, não têm condições de estar aqui durante a semana ”.
Dada a palavra ao Vice-Presidente e Corregedor, desembargador João Mauro Bessa, o mesmo ressaltou: “Nós estamos engajados nesse processo de revisão biométrica, de tal forma que, a partir das próximas eleições, estaremos com mais da metade do eleitorado do Amazonas votando através da identificação biométrica. Hoje estou muito feliz de estar em Autazes inaugurando esse posto. Quero aproveitar para agradecer ao Poder Executivo e ao Legislativo, bem como às demais autoridades, que estão contribuindo conosco nesse importante projeto, que consiste em aperfeiçoar o processo da democracia”.
Participaram da solenidade a presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Guedes, o vice-presidente e corregedor, desembargador João Mauro Bessa, o Juiz da 35ª Z.E. (Autazes), a Secretária Municipal de Educação e Primeira-Dama, Sra. Suely Farias da Silva, o presidente da Câmara Municipal, Sr. Heverton Marcelo Araújo dos Santos, a Defensora Pública Local, Dra. Rosimeire Barbosa, o Secretário de TI do TRE, Sr. Leandro Simão e o Chefe de Cartório, Sr. Arley Fabrício Alves Barbosa.

