TRE-AM inaugura 11º posto de atendimento biométrico

A partir desta segunda-feira (19), Manaus conta com 11 postos de biometria para o cadastro de eleitores. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) inaugurou, hoje, um posto de atendimento no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas.
O posto, que tem capacidade para atender 100 pessoas/dia, está localizado na biblioteca do Tribunal e destina-se a atender servidores e parentes de servidores. Ficará em funcionamento por 15 dias, podendo esse prazo ser estendido por mais uma semana, se assim for necessário. A biometria se tornou oficialmente obrigatória na cidade de Manaus a partir do dia 03 de setembro deste ano e segue até o dia 26 de fevereiro de 2016.
Dos 1.270.502 eleitores de Manaus, 512.134 realizaram o cadastramento biométrico. Com o objetivo de aumentar este número, a gestão da desembargadora Socorro Guedes firmou diversas parcerias, dentre elas, com o Governo do Estado, com a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, com o Poder Legislativo local, num esforço conjunto para alcançar a meta e ampliar o atendimento à população.
Palavras da desembargadora Socorro Guedes
“Agradeço, com imensa alegria, a grande ajuda que esse tribunal tem dado à cidadania do Amazonas, particularmente de Manaus. É do conhecimento de poucos, mas o TCE foi um dos primeiros órgãos a dizer “SIM” no que diz respeito ao auxílio à Justiça Eleitoral, disponibilizando estagiários através do CETAM, que estão lotados não somente neste posto, mas estão ajudando no processo de biometria em toda capital. Nós temos hoje a abertura deste posto aqui no tribunal e, com isso, 11 postos em pleno funcionamento, atendendo a população. A maioria desses postos atende através de agendamento eletrônico, porque queremos, em respeito ao cidadão evitar filas, a fim de que o eleitor seja muito bem atendido. Nós sabemos que não é uma coisa simples, afinal de contas, não estamos fazendo apenas o recadastramento dos eleitores de um bairro, estamos falando de toda cidade de Manaus, ou seja, de mais de 1 milhão de eleitores”.
Fala do Vice-Presidente da Corte de Contas
Representando a presidência da Corte, o Conselheiro Ari Jorge Moutinho da Costa Júnior fez seu pronunciamento: “Nós do Tribunal de Contas estamos muito satisfeitos com essa parceria. Estamos de portas abertas, não só pra esse primeiro momento da biometria em Manaus, como também nos demais municípios do Estado, pois temos consciência do nosso papel. Todos aqui queremos unir forças para colaborar, pois sabemos da segurança e da transparência trazidas pelo processo”.
Participaram da solenidade
Participaram da solenidade de inauguração do posto de recadastramento biométrico no Tribunal de Contas a presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Guedes, o Conselheiro e Ouvidor do Tribunal de Contas, Dr. Júlio Assis Corrêa Pinheiro, a Conselheira Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos e o Diretor de Relações Institucionais do CETAM, Sr. Leonardo Bruno Barbosa Monteiro.

