Socorro Guedes participa de homenagem aos 65 anos do TCE-AM

A presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Gudes esteve presente no TCE-AM, em solenidade ocorrida nesta sexta-feira (9.10), em que foram homenageados com o “Colar do Mérito de Contas” 17 cidadãos, por seus relevantes serviços vinculados ao cumprimento do interesse público.
Para falar em nome dos membros do TCE, foi dada a palavra ao Conselheiro Mario Manoel Coelho de Mello, ocasião em que fez um breve histórico sobre a história do Tribunal: “o órgão foi criado para exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado e dos Municípios, auxiliando os Poderes Legislativo, Estadual e Municipal no controle externo nos termos da Constituição. “É uma ferramenta indispensável para a fiscalização do erário e o cumprimento da legislação quanto à boa aplicação dos recursos públicos que resultam na melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou.
E continuou: “Na qualidade de órgão de auxilio no controle externo, temos como missão prevenir erros e malversação do erário, garantindo, assim, a prestação de serviços condignos à sociedade amazonense”.
Marco Aurélio (Ministro do Supremo Tribunal Federal)
“Antes de veicular algumas ideias junto aos senhores, lanço uma profissão de fé. Somos todos servidores, de tal forma que temos que ter presente, já que estamos numa casa voltada ao zelo à coisa pública. A minha saudação aos chefes de poder deste grandioso Estado do Amazonas e ao governador José Melo. Diria, um arquiteto, um engenheiro na arte de conciliar os escassos recursos e muitas despesas. Também dirijo-me ao Deputado Josué Neto, que preside o legislativo local. E da mesma forma a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, aqui representada pelo desembargador Aristóteles Thury”, disse o Ministro do STF, Marco Aurélio.
Após saudar os demais integrantes do Tribunal, disse:
“Tive a oportunidade de estar em solo amazonense algumas vezes. Inclusive para o internacionalmente e famoso festival de Parintins. A cores, sons e sabores dessa terra são inesquecíveis. Fascinam os estrangeiros e envaidecem os nacionais. Daí a satisfação que me toma neste momento em que recebo tão nobre comenda, e mais ainda, ante a distinção em falar em nome dos demais agraciados. E vejo que entre esses, é prestada homenagem àqueles que marcaram época. E volto às minhas frases que, para alguns , são frases de efeito, para dizer aos senhores, que a pior morte não é a morte física, mas sim a morte na fala. Daí me sentir duplamente honrado em receber o colar junto com as homenagens prestadas”.
Ao final, o governador do Estado, professor José Melo, ressaltou, uma a uma, as qualidades dos homenageados. Ainda durante o evento, houve uma apresentação do poeta amazonense Thiago de Melo, além do lançamento do Livro Histórico dos 65 anos da Corte, da historiadora Etelvina Garcia.
Palavras da presidente do TRE-AM
“Justa e merecida a homenagem, que é a mais alta honraria do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, a todas estas personalidades”, afirmou o presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Guedes Moura.
Segundo a desembargadora, “o tribunal é uma instituição que alcançou a maturidade e está em alerta, que ensina e previne, não exerce pura e simplesmente o seu plano de punir quando ainda é passível de ser evitado o ato da punição. É uma entidade que ganhou respeitabilidade e que fala com muita autoridade quando junta dois fatores fundamentais que são a qualidade de seus representantes e o aparato tecnológico que dispõe o tribunal”.
Agraciados
Foram homenageados: Antônio Carlos da Silva, Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho (in memoriam), Átila Sidney Lins Albuquerque, Ministro Bruno Dantas Nascimento, Cassiano Cirilo Anunciação, Francisco das Chagas Santiago da Cruz, Josué Cláudio de Souza (in memoriam), Julio Antônio Lopes, desembargador Lupércio de Sá Nogueira, Márcia Perales Mendes da Silva.
Além destes, receberam a comenda o Ministro Marco Aurélio Mendes de Farias Mello, Maria do Socorro Dutra Lindoso (in memoriam), Senador Omar José Abdel, Aziz, Plínio Ramos Coelho (in memoriam), Conselhieor Raimundo José Michiles, Tereza Cristina Calderaro Corrêa e Ministro Walton Alencar Rodrigues.
A medalha
A medalha “Colar do Mérito de Contas” O “Colar do Mérito de Contas” é a mais alta condecoração do Tribunal. Foi instituída por meio da resolução nº 1, de abril de 2005 e é conferida tendo como base as realizações e méritos de cidadãos, que merecem, segundo o colegiado do TCE-AM, um especial reconhecimento da corte de Contas.

