Vila de Balbina: TRE-AM avança no recadastramento biométrico
Vila de Balbina: TRE-AM avança no recadastramento biométrico

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas prossegue com o recadastramento biométrico na Região Metropolitana de Manaus. Desta vez, a Justiça Eleitoral avançou na coleta de dados biométricos em vilas e comunidades. A vila de Balbina, pertencente ao município de Presidente Figueiredo, foi a primeira a receber toda a estrutura do cartório da 51ª Zona Eleitoral. No início do recadastramento, foram feitos trabalhos de divulgação através de panfletagem e outros meios.
Os números do atendimento na Vila de Balbina são expressivos. Desde a implantação do posto de atendimento, que teve início nesta semana, já foram atendidos 1.038 eleitores [306 na segunda, 412 na terça e 320 na quinta] em apenas três dias.
O atendimento está acontecendo na ESCOLA MUNICIPAL DE BALBINA e lá permanecerá até o dia 24 de maio, sexta-feira. O Chefe de Cartório de Presidente Figueiredo, o Sr. Antônio Carlos de Castro Moreira ressaltou que “este recadastramento é obrigatório para todos os eleitores do município e o estaremos realizando até sexta-feira aqui em Balbina”.
Uma vez cancelado o título, o cidadão passa a ter várias restrições, incluindo a suspensão dos benefícios sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família. O eleitor fica impedido ainda de tirar passaporte, prestar concurso público, assumir cargo público, regularizar o CPF (Cadastro de Pessoa Física), realizar financiamento público e matrícula em instituições públicas, como universidades.
Balbina é um distrito do município de Presidente Figueiredo, no Amazonas. De acordo com o censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população daquele distrito é de 6 563 habitantes, representando 24,2% da população do município. Grande parte dos eleitores se desloca à Balbina fazendo uso de micro-ônibus, voadeiras [pequena embarcação motorizada utilizada na região amazônica] e de barcos de pequeno porte.

