Personalidades são condecoradas com Medalha do Mérito Eleitoral
Personalidades são condecoradas com Medalha do Mérito Eleitoral

Em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (07), no auditório do Fórum Eleitoral, a Corte do Tribunal concedeu a Medalha do Mérito Eleitoral do Amazonas a personalidades que prestaram relevantes serviços à Justiça Eleitoral do Amazonas. Receberam a comenda os Desembargadores Paulo Cesar Caminha e Lima, João de Jesus Abdala Simões, Carla Maria Santos dos Reis, Wellington José de Araújo, Domingos Jorge Chalub Pereira e o Dr. Daniel Fábio Jacob Nogueira, advogado.
Inaugurando a solenidade, o Presidente do Eg. TRE-AM, Des. Flávio Humberto Pascarelli Lopes, enalteceu a figura dos agraciados, ocasião em que fez questão de destacar o excepcional papel desempenhado por cada um para a construção e sedimentação da Justiça Eleitoral do Amazonas. “Hoje, desembargadores que já passaram pelo pleno, alguns ainda atuantes e, excepcionalmente, pela primeira vez, uma medalha conferida a um advogado, gesto esse que tenho a certeza de que se tornará uma rotina”. Destacou ainda que “a Justiça eleitoral não é composta única e exclusivamente por juízes e promotores. Trata-se de uma tríade: juiz, advogado e promotor”.
Em seguida, foi a vez da Vice-Presidente e Corregedora do tribunal se manifestar. Em seu discurso, a Desa. Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura agradeceu pela honra de poder homenagear os agraciados. Destacou o trabalho já realizado pelos colegas desembargadores na construção da democracia. Fez especial referência ao Dr. Daniel Jacob, primeiro advogado agraciado pelo TRE, afirmando que “sua militância tem engrandecido os debates nessa Corte Eleitoral, nos dando verdadeiras aulas de Direito”.
Em nome dos agraciados, a Desembargadora Carla Maria Santos dos Reis disse ter se sentido bastante sensibilizada e honrada com a homenagem. Citou Jean de La Bruyère para quem “Não há no mundo exagero mais belo que a gratidão”. Ao final, agradeceu a comenda e disse que “foi uma honra servir à Justiça Eleitoral do nosso Estado e é com grande gratidão no coração que recebemos essa singela homenagem”.
O Dr. Daniel Fábio Jacob Nogueira – único representante da OAB agraciado com a medalha – proferiu discurso e, bastante emocionado, agradeceu o reconhecimento. Dirigindo-se ao Presidente da Corte, disse: “Uma das características de Vossa Excelência é valorizar a carreira do advogado, pois é a primeira vez na história que esse tribunal outorga uma medalha a quem é advogado. O convite para receber esta comenda muito me comoveu. Essa medalha é um reconhecimento a todos nós, advogados”.
Antes de finalizar a solenidade, o Presidente Flávio Pascarelli fez questão de compartilhar com os presentes que muito se tem falado sobre o sucesso das últimas eleições municipais, realizadas em outubro de 2012. “Na verdade, as três últimas eleições foram um sucesso. A primeira, em que presidia o tribunal o Desembargador Ari Moutinho. A eleição foi tão bem sucedida que houve o devido reconhecimento pela AMB [Associação dos Magistrados Brasileiros]. A segunda, quando a gestora desta Corte era a Desembargadora Maria das Graças Figueiredo, que conduziu o pleito de forma brilhante. E por fim, tive a honra de estar à frente do tribunal nas eleições do ano passado, ocasião em que mantive uma parceria sempre constante com a Desembargadora Socorro Guedes”, disse o Presidente.

