Desembargadora Socorro Guedes foi homenageada na CMM
Desembargadora Socorro Guedes foi homenageada na CMM

Nesta quinta-feira, 20 de junho, às 10 horas, a Vice-Presidente e Corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, Desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura, foi homenageada na Câmara Municipal de Manaus com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus.
Antes de iniciada a homenagem, a Desembargadora Socorro Guedes foi encaminhada ao seu assento - para compor a mesa - pelos vereadores Mário Frota, Luiz Alberto Carijó e Glória Carrate. Abertos os trabalhos, executou-se o Hino Nacional e, mais adiante, foi feita a leitura da biografia da desembargadora.
Entregue a comenda, proferiu o Presidente da CMM, Bosco Saraiva: “Temos a honra de outorgar a medalha de ouro cidade de Manaus a desembargadora Maria do perpétuo Socorro Guedes Moura”. Em seguida, o vereador Luiz Alberto Carijó fez a entrega do Certificado: “É com muita honra que entrego este certificado a Desembargadora Socorro Guedes, por meio de projeto de lei que foi subscrito por mim e por todos os demais vereadores”.
Reconhecimento merecido
Para o Deputado Federal Plínio Valério, autor da homenagem, o reconhecimento a Socorro Guedes é mais que merecido “Fiquei muito feliz com maneira como conduzimos essa homenagem, pois, à unanimidade e, muito rapidamente, foi aprovado o projeto de lei que concede essa medalha desembargadora. Mas quero deixar claro que a homenagem é a pessoa, ao ser humano Socorro Guedes que, consegue ser justa quando precisa e coerente, sempre”, concluiu.
A homenageada
A Desembargadora Socorro Guedes agradeceu aos autores da homenagem pela emoção em receber a outorga. “Quero aqui registrar que estou tomada por imensa emoção por estar recebendo esta medalha. Estou certa de que dou minha parcela cotidiana de trabalho como magistrada. Esta honraria, que já foi concedida a tantas autoridades, me fez refletir. Foi quando me dei conta de que se trata de um reconhecimento a todas as mulheres amazonenses da carreira jurídica, que conseguiram se firmar nos vários ramos do Direito”.
A magistrada mencionou que acredita que “somos produto dos nossos sonhos” e que sua vida é pautada num tripé do qual não se distancia: “Deus, família e trabalho, nessa ordem”. Ao mencionar a família, lembrou-se, emocionada, do pai: “Você pai está sempre comigo em todos os momentos da minha vida. Foi e é para mim um referencial de trabalho, honestidade e retidão”.
Finalizando seu discurso, enalteceu o povo manauara que estava representado pelos vereadores ali presentes: “Agradeço mais uma vez ao povo de Manaus que, por meio dos seus representantes, me permitiram vivenciar este belo momento”.
Por fim, deu-se encerramento à solenidade com a execução do Hino Municipal de Manaus.
Medalha de Ouro Cidade de Manaus – entenda o que é
O Projeto de Decreto Legislativo nº 007/2013 – a partir do qual foi possível conceder a medalha à Desembargadora Socorro Guedes - de autoria do vereador Plínio Valério e subscrito pelo vereador Luiz Alberto Carijó (PDT), recebeu parecer favorável da Comissão de Comendas, foi aprovado e, posteriormente, promulgado.
O Decreto Legislativo faz referência ao art. 162, inciso II do Regimento Interno da Câmara, segundo o qual a homenagem é concedida a todo cidadão que haja prestado relevantes serviços à comunidade, por pelo menos 10 anos, de modo rigorosamente comprovado e cuja vida seja irrepreensível. A escolha de quem é homenageado ocorre mediante aprovação, em Plenário - e por quorum qualificado -, de Projeto de Decreto Legislativo, de autoria de qualquer vereador.

