Recadastramento biométrico em Rio Preto da Eva

Recadastramento biométrico em Rio Preto da Eva

biometria em Rio Preto
Recadastramento biométrico em Rio Preto da Eva

No dia 26 de julho, em solenidade realizada na sede do Fórum de Justiça Senador Jefferson Peres, no Município de Rio Preto da Eva, (79 km ao norte de Manaus), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, Desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, a Vice-Presidente e Corregedora, Desembargadora Socorro Guedes Moura e o Diretor Geral do TRE-AM, Dr. Henrique Levy, iniciaram os trabalhos de recadastramento biométrico na 52ª Zona Eleitoral, considerada um modelo de gestão entre as unidades que atendem ao eleitor no interior do estado.

A solenidade, que teve início com a execução do Hino Nacional, contou com presença do Juiz Auxiliar da Presidência, Dr. Flávio Henrique, do Promotor Eleitoral local, Dr. Daniel Leite Brito e dos senhores Ricardo Chagas e Ernani Nunes, Prefeito e Vice-prefeito, respectivamente, de Rio Preto da Eva.

Em seu discurso, disse o Chefe do Executivo Municipal: “hoje temos mais um marco importante no Município de Rio Preto da Eva, terceiro município a receber a implantação do novo sistema de votação pela biometria. Trata-se de um procedimento que é referência no mundo inteiro, pois aumenta a segurança na hora de votar e com isso o povo brasileiro sai ganhando”.

Em seguida, fez uso da palavra a Vice-Presidente e Corregedora do TRE, Desembargadora Socorro Guedes: “É com muito orgulho que estamos implantando o sistema biométrico no Município de Rio Preto da Eva. Não posso deixar de mencionar que a execução desses trabalhos em muito se deve ao empenho do Presidente Flávio Pascarelli, que trata desse procedimento diretamente com o TSE, bem como ao Diretor Geral, Dr. Henrique Levy, que não tem medido esforços para implantar a biometria no nosso Estado. Importante registrar a cooperação que temos recebido da prefeitura municipal, mas precisamos, sobretudo, da colaboração da população que, com a renovação dos seus dados, permitirá ao TRE-AM saber, com precisão, o eleitorado deste município, impedindo assim que um eleitor vote no lugar de outro”.

Ao final, o Desembargador Flávio Pascarelli, Presidente do Eg. TRE-AM, ressaltou importância do recadastramento: “Este é um projeto que visa a dar segurança ao eleitor e às eleições”. Disse ainda que a parceria que existe entre a prefeitura e o TRE, seja cedendo servidores para realizar o recadastramento dos munícipes, seja através da doação de um terreno para a construção do Cartório Eleitoral, em nada prejudica os trabalhos eleitorais: “Quero deixar claro que essa parceria em nada fragiliza nossa atuação, por dois motivos: primeiro porque os funcionários cedidos pela prefeitura são treinados pela equipe do TRE e por eles são supervisionados. Segundo, porque no recadastramento biométrico, a digital do eleitor é utilizada, e como é sabido, é uma característica única no ser humano, o que nos permite ter certeza absoluta sobre a individualidade do eleitor”.

Vale lembrar que o recadastramento no Amazonas teve início em Presidente Figueiredo, e segue em Careiro da Várzea até o dia 08 de agosto. No Município de Rio Preto da Eva, o recadastramento segue até o dia 18 de outubro. Posteriormente, Novo Airão, Itacoatiara, Manacapuru e Iranduba farão uso da tecnologia biométrica.


Geografia

O município de Rio Preto da Eva está localizado no estado do Amazonas, na Mesorregião do Centro Amazonense, que engloba 31 municípios do estado distribuídos em seis microrregiões, sendo que a microrregião à qual o município pertence é a microrregião de mesmo nome que reúne dois municípios: Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. Rio Preto da Eva está distante 79 km ao norte da capital do Amazonas. Seus municípios limítrofes são Presidente Figueiredo ao norte; Manaus ao sul e oeste e Itacoatiara e Itapiranga ao leste e nordeste.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido