Página interna do portal
Seção de conteúdo
TRE-AM reforça ações de cidadania voltadas à população em situação de rua
Visita institucional ao Centro Pop discutiu parcerias e ampliação do acesso a serviços eleitorais
Como parte das iniciativas voltadas ao resgate da cidadania de pessoas em situação de rua, representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizaram, nesta quinta-feira (28/05), uma visita institucional ao Centro Pop, unidade pública vinculada a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasc), destinada ao acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A juíza Patrícia Campos, presidente da Comissão Multidisciplinar de Atenção a Pessoas em Situação de Rua no âmbito do TRE-AM e integrante do Comitê Pop Rua Jud Amazonas, destacou as possibilidades de parceria com a unidade pública. “É um projeto que aproxima os órgãos de justiça das pessoas vulnerabilizadas, e que precisam do nosso olhar acolhedor. No caso do TRE-AM, a iniciativa propõe a devolução da cidadania a essas pessoas necessitadas”, afirmou a magistrada.
Durante a visita, também foi destacada a importância do Pop Rua Jud, mutirão promovido pelo sistema de Justiça voltado ao atendimento de pessoas em situação de rua. No início de maio, uma ação realizada no Centro Pop garantiu mais de 50 atendimentos relacionados a serviços eleitorais. Os mutirões oferecem diversos serviços judiciários, de forma desburocratizada, como emissão de RG, CPF, certidões e regularização eleitoral, em espaços de fácil acesso para pessoas em situação de rua, como praças públicas e unidades de acolhimento.
Os participantes também conheceram trabalhos artísticos exibidos na mostra pedagógica “Das ruas para recomeços: Relatos de estudantes do Complexo Centro Pop/Manaus”. Telas de pinturas e produções textuais integram o acervo produzido pelas pessoas atendidas pela unidade, que, entre outras atribuições, oferecem acompanhamento técnico multiprofissional aos acolhidos.
Também participaram do encontro o juiz Alexandre Novaes, que atua na Justiça Itinerante do TJAM, além de representantes municipais das áreas de educação e assistência social.