Projeto Memória: o educar para a cidadania

Projeto Memória
Projeto Memória: o educar para a cidadania

No final do mês de agosto de 2018, o Centro de Memória Eleitoral do Amazonas foi convidado a participar da 12ª Primavera dos Museus, que ocorreu de 17 a 23 de setembro, cuja temática foi: “Celebrando a educação em museus”.

O desafio foi aceito e, por meio dos diferentes tipos de documentos (documentos textuais, sonoros, iconográficos, audiovisuais e multimídia) que compõe o Centro de Memória Eleitoral do Amazonas – CMEAM, a história da Justiça Eleitoral do Amazonas foi recontada aos alunos do 4º e 5º ano, da Escola Municipal Professora Adelaide Tavares de Macêdo. A participação ativa de alunos, professores e servidores, resultou numa experiência enriquecedora que pode e deve ser repetida.

Por certo, conhecer a trajetória da Instituição, que desde de 1932 se dedica à formação da cidadania eleitoral, ganha uma importância cada vez maior na nossa sociedade. As atividades proposta como: palestras, ambientação e simulação de uma votação para no ano de 1933, visita guiada às dependências do Tribunal, entre outras, ajudam os alunos a tornarem-se cidadãos ativos, informados e responsáveis, dispostos e capazes de assumirem responsabilidade por si e pelas suas comunidades.

Dessa forma, o Centro abriu-se como esse espaço, onde foi discutido o passado, o presente e o futuro. Espaço onde os estudantes, estimulados por diferentes linguagens museológicas, conheceram a sua realidade e viabilizaram o reconhecimento das possibilidades de mudança e transformação. 

Acesse e leia o projeto na íntegra clicando aqui.

Acesse a galeria com as fotos do projeto.