Biblioteca Des. Antéro Coelho de Rezende

Biblioteca "Desembargador Antéro Coelho de Rezende"

O acervo da Biblioteca do TRE-AM possui como foco o Direito, contendo publicações de diversas áreas jurídicas (direito constitucional, direito eleitoral, direito administrativo, direito civil, direito penal, direito ambiental etc.), além de outras áreas do conhecimento (contabilidade, economia, biblioteconomia, medicina, entre outras). Dando apoio às atividades dos servidores do Tribunal disponibilizando as obras para empréstimo e consulta local, bem como o acesso livre para o restante da população somente para consulta local.

A biblioteca faz parte da Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (REJE), que foi criada com o objetivo de interligar todas as bibliotecas eleitorais.

Os usuários podem consultar o acervo da biblioteca por:

Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral  - Acesso às informações dos acervos físicos das Bibliotecas do TSE e TREs.

Livros e Periódicos Eletrônicos - Acesse os periódicos eletrônicos das Bibliotecas Saraiva, Revista dos Tribunais e Fórum, e também livros e revistas relacionados ao Direito e outras áreas do conhecimento.

Bibliotecas Digitais - Acesse as bibliotecas digitais disponíveis gratuitamente aos usuários do TRE-AM.

Revista de Jurisprudência - Acesse as edições da Revista de Jurisprudência do TRE-AM publicadas e produzidas pela biblioteca.

Histórico

A Biblioteca foi instituída pela Resolução n. 03, de 09 de janeiro de 1975. Em 2011, por meio da Resolução n. 003/2011, recebe o nome de “Biblioteca Desembargador Antéro Coelho de Rezende”.

Missão

Subsidiar estudos e pesquisas de magistrados, servidores da Justiça Eleitoral e sociedade em geral, por meio do acesso à informações especializadas na área do direito eleitoral.

Visão

Ser um centro de referência especializado em direito eleitoral na cidade de Manaus, capaz de orientar a formação de habilidades e competências para o uso eficaz da informação.

Valores

Ética e respeito;

Trabalho em equipe;

Satisfação do usuário;

Responsabilidade socioambiental;

Comprometimento com a qualidade;

Inovação.

Perguntas frequentes

 1. Por que a biblioteca do TRE-AM leva o nome do Desembargador Antéro Coelho de Rezende?

A denominação é uma homenagem ao primeiro presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas intitulado Desembargador Antéro Coelho de Rezende, no qual foi instalado no dia 13 de agosto de 1932.

2. Qual o horário de funcionamento da biblioteca do TRE-AM?

A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas para o público interno (servidores, requisitados e estagiários) e para o público externo. 

3. Como faço para me inscrever na biblioteca?

Para se cadastrar, o usuário deve ser servidor, requisitado ou estagiário e se dirigir a biblioteca apresentando o seu crachá constando seus dados que serão necessários para realizar o seu registro no sistema, acesse o nosso tutorial e seja bem-vindo à biblioteca!!

4. Quem pode fazer o empréstimo dos livros da biblioteca?

O serviço de empréstimo de publicações da biblioteca é oferecido exclusivamente aos magistrados, servidores e estagiários do TRE-AM. Ao usuário externo somente é permitido o acesso ao acervo no espaço físico da biblioteca.

5. Como posso saber se a Biblioteca tem um determinado livro ou outro documento em formato digital?

Você pode conhecer e acessar o acervo digital composto por livros, periódicos, dicionários, portais no qual a biblioteca possui clicando aqui.

6.Qual o prazo de empréstimo das publicações?

O prazo é de 7 dias para livros, permitindo a renovação desse prazo desde que a obra não tenha sido reservada por outro usuário.

7. Todos os tipos de obras podem ser emprestadas?

Não. Estão excluídas de empréstimo obras de referência (dicionários, enciclopédias) e obras raras (CDs, DVDs, boletins).

8. Como faço a reserva de um livro?

É possível fazer reserva para obras que estejam emprestadas por meio do Catálogo Online  da Biblioteca, por telefone, e-mail ou diretamente no atendimento da biblioteca, só é possível reservar livros no quais estão emprestados. Acesse o tutorial de como reservar livros clicando aqui.

9. Como faço para sugerir a compra de livros ou outros tipos de materiais para a Biblioteca?

Você pode encaminhar a sua sugestão preenchendo o formulário clicando aqui.