Estratégia Institucional, Indicadores, Metas e Resultados

Imagem da estratégia do TRE-AM

MISSÃO

“Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia”

 

VISÃO

"Consolidar-se como uma instituição efetiva, transparente e confiável”

   

VALORES

  • Acessibilidade - Garantia de acesso amplo e facilitado aos serviços prestados
  • Celeridade - Prestação de serviços e informações com qualidade e rapidez
  • Comprometimento – Cumprimento das atividades com empenho e dedicação
  • Ética - Cultivo de uma conduta individual e institucional em consonância com princípios legais e morais
  • Imparcialidade – Isenção e objetividade na tomada de decisões
  • Inovação - Busca por soluções baseadas na aplicação de conceitos e tecnologias atuais
  • Responsabilidade Socioambiental – Atuação consciente e ponderada em relação ao meio ambiente e fatores sociais
  • Transparência - Clareza e publicidade dos atos e das informações institucionais

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

 

As perspectivas são as dimensões que agrupam os objetivos estratégicos e permitem um melhor equilíbrio dos esforços da organização.

A ideia é que através do constante aprendizado e crescimento institucional, aplicando este conhecimento e melhorando os seus processos internos, será possível alcançar os resultados almejados pela organização, que seria a prestação de um serviço de qualidade e atendimento às expectativas da Sociedade.

A estratégia institucional foi elaborada em consonância com os macrodesafios definidos na estratégia nacional do poder Judiciário, e está arquitetada sobre três perspectivas:

  


Aprendizado e crescimento:


Esta perspectiva refere-se ao processo de melhoria contínua da utilização de seus recursos, sejam eles financeiros, humanos ou tecnológicos, pelo qual toda a organização deve primar. Deve-se ter uma eficiente gestão orçamentária, visando garantir uma estrutura tecnológica adequada, bem como valorizar as pessoas, que serão parte fundamental para a realização e o desenvolvimento dos processos internos.
 
  • Aperfeiçoamento da gestão de pessoas

Esse objetivo está representado por um planejamento estratégico próprio, o qual direciona políticas, métodos e práticas visando potencializar o capital humano do Tribunal. Considera programas e ações relacionados à avaliação e ao desenvolvimento de competências gerenciais e técnicas dos servidores e magistrados; à valorização dos colaboradores; adequada distribuição da força de trabalho, entre outros.

  • Aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira

Refere-se à utilização de mecanismos para alinhar as necessidades orçamentárias de custeio, investimentos e pessoal ao aprimoramento do processo eleitoral e da prestação jurisdicional, atendendo aos princípios constitucionais da administração pública. Envolve estabelecer uma cultura de redução do desperdício de recursos públicos, de forma a assegurar o direcionamento dos gastos para atendimento das necessidades prioritárias e essenciais da Justiça Eleitoral.

  • Fortalecimento da Estratégia Nacional de TIC e de proteção de dados
Também representado por um planejamento específico de TIC dentro da Instituição, esse objetivo detalha orientações quanto à governança de TIC e suas vertentes, assim como o faz o Plano Institucional, porém focado nas questões que envolvem tecnologia e comunicação.

 


Processos internos


Nesta perspectiva temos o foco da prestação de serviço da organização, que é realização do processo eleitoral e a prestação jurisdicional, ambas devem ser realizadas tendo como valores principais a segurança e transparência. Deve-se procurar a melhoria contínua dos seus processos internos e da Governança Institucional, o combate à corrupção, buscando sempre agregar valor e alcançar a excelência na prestação do serviço, visando atender as expectativas da sociedade.
 
  • Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional

Trata-se de garantir a prestação jurisdicional efetiva e ágil, com segurança jurídica e procedimental na tramitação dos processos judiciais, bem como elevar a produtividade dos servidores e magistrados.

  • Enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais

Refere-se ao conjunto de atos que visem à proteção da coisa pública, à lisura nos processos eleitorais, à preservação da probidade administrativa e à persecução dos crimes contra a administração pública e eleitorais, entre outros. Para tanto, deve-se priorizar a tramitação dos processos judiciais que tratem do desvio de recursos públicos e de improbidade e de crimes eleitorais, além de medidas administrativas relacionadas à melhoria do controle e fiscalização do gasto público no âmbito do Poder Judiciário.

  • Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária
Visa à eficiência operacional, à transparência institucional e à adoção das melhores práticas de comunicação da estratégia, de gestão documental, da informação, de processos de trabalho, de projetos, de riscos e de controles internos.
 
  • Promoção da sustentabilidade

A sustentabilidade envolve a busca pelo equilíbrio entre as dimensões econômica, social e ambiental, visando atender às necessidades presentes sem comprometer as gerações futuras.

 


Sociedade


Por fim, esta perspectiva busca representar como a Instituição se relaciona com os beneficiários de seus serviços, visando o fortalecimento de sua relação com a sociedade. Deve direcionar todas as ações da instituição em busca de atingir o seu objetivo principal, que é a garantia os direitos fundamentais e o fortalecimento da democracia.
 
  • Garantia dos direitos fundamentais

Ao cumprir sua missão institucional, realizando as eleições e decidindo sobre as demandas judiciais delas decorrentes, a justiça eleitoral brasileira atua na defesa de direitos civis e contribui para o fortalecimento da democracia

  • Fortalecimento da relação institucional do judiciário com a sociedade
Relaciona-se aos objetivos e iniciativas que visem garantir à sociedade o aprimoramento contínuo da segurança dos pleitos eleitorais, com utilização de tecnologias e com a melhoria de processos de trabalho

PLANOS ESTRATÉGICOS

 

Painel do novo Planejamento Estratégico Institucional (2021 ~2026) em POWER BI

Download do Plano Estratégico 2021-2026 (formato PDF) do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas.

 

 

Download do Plano Estratégico 2016-2021 (formato PDF) do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas

Download do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação 2016-2021 (formato PDF) do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas

 

MAPAS ESTRATÉGICOS

  

Download do Mapa estratégico 2021 ~ 2026  (formato PDF) do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas

Download do Mapa estratégico 2016 ~ 2021  (formato PDF) do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas

INDICADORES, METAS E RESULTADOS

 

Lista dos indicadores por Perspectiva e Objetivo Estratégico.


RESULTADOS INSTITUCIONAIS DO PLANEJAMENTO 2021 ~ 2026:


Resultados disponíveis no link: Planejamento Estratégico Institucional 2021 ~ 2026

 

 

 


RESULTADOS INSTITUCIONAIS DO PLANEJAMENTO 2016 ~ 2021:


Objetivo: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e os direitos de cidadania e fortalecer a democracia
Finalidade: Medir o somatório ponderado dos resultados dos demais indicadores estratégicos.
Meta: Chegar em 100% da capacidade em alcançar as metas definidas no Plano Estratégico.
2016 2017 2018 2019 2020 2021
Meta 90% 92% 94% 96% 98% 100%
Resultado 77,42% 52,69% 101,29% 97,56% 40,69% Não medido


PROCESSOS INTERNOS:

Objetivo: Aprimorar o processo eleitoral e fortalecer sua segurança
Finalidade: Medir o percentual de eleitores com dados biométricos coletados no Estado do Amazonas.
Meta: Chegar em 64,50% dos eleitores com identificação biométrica realizada até 2021.
2016 2017 2018 2019 2020 2021
Meta 56,80% 58,10% 59,00% 61,50% 62,80% 64,50%
Resultado 65,19% 70,21% 84,34% 95,93% 98,28% 96,06%
Fonte: CRE

Objetivo: Garantir celeridade e produtividade na prestação jurisdicional
Finalidade: Verificar o grau de cumprimento do tempo de duração dos processos julgados durante o ano-base.
Meta: Chegar em 95% do desempenho esperado nos prazos de julgamento dos processos até 2021.
2016 2017 2018 2019 2020 2021
Meta 70% 70% 75% 75% 80% 80%
85% 85% 90% 90% 95% 95%
Resultado 73% 95% 94% 82% 83% 91% 96,98% 119,62% 93,37% 98,55% 82,07% 59,17%
Fonte: CRE

Objetivo: Garantir celeridade e produtividade na prestação jurisdicional
Finalidade: Verificar o grau de cumprimento do tempo de duração dos processos julgados durante o ano-base.
Meta: Chegar em 95% do desempenho esperado nos prazos de julgamento dos processos até 2021.
2016 2017 2018 2019 2020 2021
Meta 70% 70% 75% 75% 80% 80%
85% 85% 90% 90% 95% 95%
Resultado 39% 88% 92% 90% 80% 97% 98,48% 89,41% 97,72% 97,75% Não medido 89,09%
Fonte: SJD

Objetivo: Combater a corrupção e a improbidade administrativa
Finalidade: Verificar se o tempo médio de duração dos processos no 1°grau está dentro do razoável.
Meta: Chegar em 95% dos processos com duração média razoável previamente definida até 2021.
2016 2017 2018 2019 2020 2021
Meta 95% 95% 95% 95% 95% 95%
95% 95% 95% 95% 95% 95%
Resultado 54% 96% 65% 48% 48% 82% 87,88% 107,89% 40,83% 52,76% 44,47 74,49%
Fonte: CRE

Objetivo: Combater a corrupção e a improbidade administrativa
Finalidade: Verificar se o tempo médio de duração dos processos no 2°grau está dentro do razoável.
Meta: Chegar em 95% dos processos com duração média razoável previamente definida até 2021.
2016 2017 2018 2019 2020 2021
Meta 95% 95% 95% 95% 95% 95%
95% 95% 95% 95% 95% 95%
Resultado 45% 87% 75% 67% 100% 92% 60% 60% 100% 88,77% 88,89% 83,33%
Fonte: SJD

Objetivo: Combater a corrupção e a improbidade administrativa
Finalidade: Medir o grau de execução das correições e inspeções programadas para o exercício.
Meta: Chegar em 100% das correições e inspeções programadas a cada exercício.
2016 2017 2018 2019 2020 2021
Meta 60% 100% 60% 100% 60% 100%
60% 100% 60% 100% 60% 100%
Resultado 26% 79% 36% 53% 60% 74% 85,71% 112,50% Não medido 71,43% 100% 57,69
Fonte: CRE

Objetivo: Combater a corrupção e a improbidade administrativa
Finalidade: Medir o grau de cumprimento das atividades de auditoria programadas para o exercício.
Meta: Chegar em 100% de cumprimento das atividades de auditoria programadas a cada exercício.
2016 2017 2018 2019 2020 2021
Meta 50% 100% 50% 100% 50% 100%
50% 100% 50% 100% 50% 100%
Resultado 100% 25% 0% 0% 75% 75% 0% 33% 0% 0% 50% 71,46%
Fonte: CCI

Objetivo: Combater a corrupção e a improbidade administrativa
Finalidade: Medir o grau de cumprimento das recomendações emitidas pelos órgãos de controle no exercício.
Meta: Cumprir 100% das recomendações dos órgãos de controle emitidas a cada exercício.
2016 2017 2018 2019 2020 2021
Meta 70% 100% 70% 100% 70% 100%
70% 100% 70% 100% 70% 100%
Resultado - - 22% 100% 100% 83% 82% 0% 100% 0% 0% 100% 91,67%
Fonte: CCI

Objetivo: Combater a corrupção e a improbidade administrativa
Finalidade: Medir o grau de conclusão dos processos disciplinares instaurados no exercício.
Meta: Chegar em 100% de todas as sindicâncias e processos disciplinares instaurados a cada exercício.
2016 2017 2018 2019 2020 2021
Meta 70% 100% 70% 100% 70% 100%
70% 100% 70% 100% 70% 100%
Resultado -- -- -- -- 275% 275% 100% 100% -- -- Não medido 66,67%
Fonte: SGP

Objetivo: Melhorar a acessibilidade na Justiça Eleitoral
Finalidade: Medir o percentual de locais de votação com seções especiais disponíveis aos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida.
Meta: Chegar em 95% de locais de votação com seções especiais até dezembro de 2021.
2016 2017 2018 2019 2020 2021
Meta 10% 50% 70% 80% 90% 95%
Resultado 13% 12% 34% 35,53% 51,32% 51,32%
Fonte: CRE

Objetivo: Racionalizar e tornar ágil o processo de contratação
Finalidade: Medir o tempo do processo de contratação com base no prazo estabelecido para cada modalidade de contratação.
Meta: Chegar em 95% de atendimento do prazo esperado no processo de contratação até dezembro de 2021.
2016 2017 2018 2019 2020 2021
Meta 50% 70% 70% 80% 75% 85%
80% 90% 80% 95% 80% 95%
Resultado -- -- -- -- 100% 100% -- -- -- -- Não medido Não medido
Fonte: SAO


PESSOAS e RECURSOS:

Objetivo: Aprimorar a gestão de pessoas
2016 2017 2018 2019 2020 2021
Meta - - - - - -
Resultado Não medido Não medido Não medido Não medido Não medido Não medido
Objetivo: Promover a melhoria da governança e da gestão institucional
Finalidade: Medir a quantidade de processos classificados como mecanismo de governança ou de gestão implantados.
Meta: Chegar em 100% de implementação dos mecanismos relacionados ao final de cada ano.
2016 2017 2018 2019 2020 2021
Meta 75% 100% 50% 100% 75% 100%
50% 100% 75% 100% - -
Resultado 75% 125% 40% 57% 100% 300% 100% 100% 0% 0% 0% 0%
Fonte: ASPLAN
Objetivo: Garantir as soluções de TIC demandadas
2016 2017 2018 2019 2020 2021
Meta - - - - - -
Resultado Não medido Não medido Não medido Não medido Não medido Não medido