Tomou posse novo membro do TRE-AM

Desembargador Eleitoral Fabrício Frota Marques tomou posse como membro efetivo da corte, na Classe dos Advogados

Posse Desdor Fabricio Frota Marques 09092021

Aconteceu hoje, 9 de setembro, a Sessão Solene de posse do Dr. Fabrício Frota Marques como desembargador Eleitoral da classe dos Advogados, do Pleno do TRE-AM.

O Desembargador wellington abriu a sessão, elogiando o conhecimento e competência do empossado, seguido pelo Secretário Judiciário, que leu o termo de posse.

Dr. Fabrício Frota prestou seu compromisso de posse. Ato seguido, a Sra. Tâmia de Jesus Marques, esposa do novo membro da Corte, apôs a toga e a mãe do empossado, Sra. Ieda Frota, apôs a Medalha do Mérito Eleitoral. O Desembargador Wellington Araújo declarou empossado o Desembargador Eleitoral Fabrício Frota Marques, que proferiu o seu discurso de posse.

O novo membro do Pleno saudou os presentes, incluindo os muitos amigos que se foram por causa da pandemia, de quem lembrou. Agradeceu a Deus, a seus pais e aos que estiveram sempre ao seu lado, apoiando, e lhe proporcionaram conhecimentos e experiências que lhe tornaram uma pessoa melhor a cada dia. Agradeceu, ainda, ao Presidente da República, ao Desembargador Flávio Pascarelli, por seus ensinamentos, ao Ministro Mauro Campbell, pelo exemplo de operador do Direito, aos colegas do Pleno do TRE-AM, pela acolhida e pelos ensinamentos com cujo convívio lhe proporcionou. Relatou sua vivência nas últimas eleições municipais, já como membro da Justiça Eleitoral, em plena pandemia, assim como sua percepção de que hoje “ os desafios são enormes, visto que as eleições gerais que se avizinham serão, indubitavelmente, marcadas pelo acirramento exacerbado da disputa eleitoral, proveniente do discurso odioso de cada posicionamento político-partidário, conforme temos todos notado. Assim, entendo, a título de reflexão, que cabe à Justiça Eleitoral atuar de forma firme e rigorosa no combate à disseminação de fakenews tendentes a vulnerabilizar a confiabilidade do nosso sistema eleitoral, que desde 1996, quando se passou a adotar as urnas eletrônicas, vem passando por constantes aprimoramentos”. Por fim, reafirmou seu compromisso em assumir a responsabilidade de bem servir a população do Estado, citando Mahatma Gandhi: “Quem não vive para servir, não serve para viver”.

O Desembargador Victor Liuzzi Gomes proferiu, em nome da Corte Eleitoral, a saudação ao novo membro titular, falando da importância da atuação da Corte em defender a confiabilidade da Justiça Eleitoral, saudando a chegada do novo Desembargador Eleitoral, desejando-lhe sucesso em sua atuação.

Dr. Rafael Rocha, Procurador Regional Eleitoral, saudou o Desembargador Fabrício, asseverando sua já demonstrada capacidade e bom exercício da função de membro do Colegiado.

Dra. Grace Anny Benayon, Presidente da OAB-AM, ressaltou o brilhantismo do empossado no exercício da advocacia, dizendo que sua atuação na Corte eleitoral será uma continuação da demonstração de competência já conhecida por todos.

O Governador do Estado, Wilson Lima, elogiou o vínculo que o empossado tem com a família, a dedicação da justiça eleitoral em fazer com que o direito ao voto chegue aos locais mais distantes do Estado e falou da importância que a Justiça Eleitoral tem na condução de um processo eleitoral onde prevaleçam não os ânimos acirrados, mas o diálogo e o clima de normalidade.

O Desdor. Wellington descreveu a alegria que sente ao realizar uma reunião presencial, em poder reabrir o atendimento presencial dos eleitores, falou da admiração que sente pela capacidade dos seus pares que compõem o Tribunal, dizendo que o novo membro já comprovou sua capacidade quando da atuação no Pleno.

Por fim, o Desembargador Wellington declarou encerrada a Sessão Solene.

Compuseram a Mesa do Tribunal o Presidente da Corte, desembargador Wellington Araújo, o Vice-Presidente, desembargador Jorge Lins, os Desembargadores Eleitorais Victor André Liuzzi Gomes, Kon Tsih Wang e o empossado, Fabrício Frota Marques. Virtualmente estiveram presentes os Desembargadores Eleitorais Marco Antônio Pinto da Costa, Márcio André Lopes Cavalcante e, atuando junto à corte, também por meio remoto, o Procurador Eleitoral Rafael Rocha da Silva. Compuseram a mesa de honra Governador do Estado, Wilson Miranda Lima, o Ministro Mauro Luiz Campbell Marques, Membro do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal Superior, o Deputado Roberto Maia Cidade Filho, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, o Desembargador JOÃO DE JESUS ABDALA SIMÕES, Diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas, representando Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, o Dr. Marco Aurélio de Lima Choy, Procurador Geral do Município, representando a Prefeitura de Manaus, o Dr. Nairo Aguiar Cordeiro, Defensor Público e Chefe de Gabinete do Defensor Público Geral do Estado do Amazonas, Dr. Ricardo Augusto Campolina de Sales, Diretor do Forum de Justiça Federal Da 1ª Região, no Amazonas, a Dra. Grace Anny Benayon Zamperlini, Presidente da Ordem Dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido