TRE-AM promove palestra sobre câncer do colo de útero

Evento faz parte das atividades do Outubro Rosa

Palestra cancer colo do útero

Na manhã de hoje, 22.10, no Plenário do TRE-AM, foi realizada, em modo híbrido (também transmitida pelo YouTube), a palestra "Prevenindo o câncer do colo de útero no Amazonas", proferida pela Dra. Mônica Bandeira de Mello.

Na palestra, Dra. Mônica esclareceu sobre a doença, a importância do exame preventivo e o fato de ser uma patologia de causa única, conhecida e evitável.

Explicou as razões que levam o Amazonas a situação de ter o maior número de casos no país e como reverter essa situação, com participação e engajamento da sociedade civil.

Dra. Mônica Bandeira de Mello é ginecologista da Fundação CECON desde maio de 1991. Idealizadora da implementação da vacinação gratuita contra o HPV em 2013. Essa iniciativa tornou Manaus e o Amazonas, capital e estado, pioneiros no Brasil na imunização de meninas e meninos contra a doença. Também foi a idealizadora do primeiro dispositivo de autocoleta para teste do HPV fabricado no brasil, ao qual homenageou dando o nome de "Coari". Diversas outras ações foram realizadas pela médica ao longo da sua carreira. Uma das últimas foi a proposta de criação do centro avançado de prevenção do câncer do colo do útero do Amazonas, instalado na fundação CECON.

Últimas notícias postadas

Recentes