Palestra “Voto Consciente” é transmitida, ao vivo, para 59 municípios

O evento faz parte do programa Eleitor do Futuro e atingirá 2.500 alunos em todo o Estado

foto-palestra-voto_consciente

A Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas – EJE/AM, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas – SEDUC, realiza hoje (18), no Centro de Convenções do Amazonas “Vasco Vasques”, a palestra “Voto Consciente”, como parte do Programa Eleitor do Futuro.

A abertura da programação ficou a cargo da Secretária Adjunta da Capital da Secretaria de Educação e Qualidade de Vida, Arlete Ferreira Mendonça, que agradeceu a presença de todos, em especial, dos alunos da rede pública de ensino:

“Em primeiro lugar eu quero agradecer a Deus pela oportunidade de estarmos aqui hoje. Em nome de todos os nossos alunos, os que estão aqui presentes na capital e os que nos assistem do interior, agradeço e parabenizo a todos.

Quão emocionante é para mim, numa segunda-feira chuvosa, ver tantos jovens dividindo o mesmo espaço para assistir a uma palestra sobre o voto consciente. Quero enaltecer a presença dos jovens e, principalmente e mais uma vez cumprimentar os alunos, pois tenho ciência do quão importante é a presença de vocês aqui. E para concluir, agradeço ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, em nome de todas as escolas do Estado, a oportunidade que nos está sendo dada nesse momento”.

Logo em seguida, a palavra foi dada ao Reitor da UEA, Dr. Cleinaldo de Almeida Costa:

“Saúdo o Tribunal Eleitoral pela decisão de realizar um evento dessa magnitude e de vital importância para a vida de cada um de nós aqui presentes. Sem dúvida alguma, o tribunal deixa clara a sua preocupação com o eleitor do futuro, ou seja, aquele eleitor que olha o que tá sendo dito e consegue perceber muito além do discurso”.

Ato contínuo, foi a vez do Diretor da Escola Judiciária Eleitoral e membro do Pleno, Desembargador Eleitoral Abraham Peixoto Campos Filho, que se manifestou nos seguintes termos:

É com muita satisfação que vejo a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas cumprindo o seu papel. É igualmente gratificante saber que estamos a plantar sementes que, sabemos e temos certeza, já estão em fase de germinação. Ano que vem teremos eleições municipais. Então aqui o TRE do Amazonas cumpre o seu papel de levar cidadania a todos os cantos de sua atuação. Minhas palavras são basicamente para agradecer todo o apoio recebido para que pudéssemos hoje estar levando a efeito este evento. Agradecer todo o corpo de servidores de nosso egrégio tribunal, na pessoa do Senhor Presidente, que não mediu esforços para a realização dessa palestra”.

Antes da palestra inaugural, coube ao presidente do TRE-AM, desembargador João Simões, saudar autoridades e estudantes:

“Nós vamos tratar sobre algo muito importante na vida de todos: nossas escolhas”. Aos alunos, disse: “Tenho plena convicção de que, ao acordarem na manhã desta segunda, cada um de vocês pensou no que ia fazer, qual a roupa que ia usar, qual era o tênis que iria calçar. Nossa vida é assim, a cada momento nos vemos obrigados a tomar decisões”.

E disse mais: “Tenho certeza de que aqui entre nós haverá muitos que irão se candidatar para o exercício de mandatos eletivos: serão os nossos vereadores, deputados, senadores, e por que não, o presidente do Brasil? Mas, para isso acontecer, devemos escolher bem - e a cada vez melhor – fazendo uma análise minuciosa, criteriosa, de informações e detalhes antes de votarmos. E por isso o tema dessa palestra: voto consciente. Portanto, com essas palavras, agradecendo muito o empenho de todos que produziram e planejaram esse evento, agradeço a presença de todos vocês, com a certeza de que serão os futuros eleitores que irão mudar - para melhor - o perfil do nosso país”.

As palestras

Debatendo o tema “Cidadania e democracia no Brasil”, o servidor do TRE-Pernambuco, Eduardo Sérgio Japiassú, quis despertar nos jovens a capacidade crítica, o conhecimento de seus direitos e deveres como cidadãos, além de conscientizá-los para a importância de uma participação ativa na democracia brasileira.

A segunda palestra do dia ficou a cargo do servidor do TRE-Amazonas, Ruy Wanderley de Carvalho Lopes, que tratou sobre Acessibilidade, aspectos da desinformação (fake news) e reforçou a importância de votar conscientemente.

Público-alvo da palestra e âmbito de atuação da Justiça Eleitoral

O evento, que segue até às 12h, está sendo realizado para um público estimado de 2.500 alunos do ensino médio, dos quais 1.000 estão assistindo presencialmente e, os demais, por meio de transmissão ao vivo para todas as escolas da rede pública estadual da capital e do interior do Estado.

Com este projeto, a Justiça Eleitoral do Amazonas amplia seu âmbito de atuação, ultrapassa suas funções primordiais de organização e gerenciamento de pleitos eleitorais e se aproxima ainda mais da sociedade, formando eleitores críticos e conscientes de seu papel na comunidade em que vivem.

Estiveram presentes no evento o Presidente do TRE-AM, Desembargador João Simões, O Diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Desembargador Eleitoral Abraham Campos, O Procurador Regional Eleitoral, Dr. Rafael da Silva Rocha, o Diretor-Geral do TRE-AM, Julio Briglia, o Secretário de Administração, Orçamento e Finanças, Cláudio Pinto Néder, a Secretária Adjunta da Capital da SEDUC, Arlete Ferreira Mendonça, o Reitor da UEA, Dr. Cleinaldo de Almeida Costa, bem como o Diretor do Planejamento Estratégico da UFAM, Herbett Rodrigues e a Agente de Desenvolvimento Adolescente da UNICEF, Joana Amaral Fontoura.

 

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido