TRE-AM fará a Diplomação dos Eleitos

TRE-AM fará a Diplomação dos Eleitos

Diplomação dos Eleitos TRE-MT

No próximo dia 17 de dezembro, segunda-feira, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas realizará a sessão solene de diplomação do Governador do Estado e vice, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, eleitos nas eleições gerais desse ano. Na ocasião, o Presidente do TRE-AM, Desembargador João Simões, entregará os respectivos diplomas eleitorais, documentos que os habilitarão a tomar posse para exercer os mandatos para os quais foram eleitos pelo voto da população amazonense.

A diplomação é o ato por meio do qual a Justiça Eleitoral, com a entrega dos diplomas devidamente assinados, atesta quem são, efetivamente, os eleitos e seus suplentes. É somente a partir da diplomação que os candidatos se tornam aptos a tomar posse no cargo para o qual foram eleitos. O diploma é confeccionado e emitido pela Justiça Eleitoral após o encerramento da eleição com a confirmação do resultado das urnas e o julgamento das contas das candidaturas. O documento legaliza, portanto, a posse do candidato no cargo para o qual concorreu e foi eleito, e o legitima a representar a população da circunscrição eleitoral pela qual foi escolhido.

 A sessão de diplomação

 

 Na Sessão solene do dia 17, serão diplomados os candidatos eleitos para ocuparem os cargos. Os suplentes deverão, a partir do dia 18, comparecer à Secretaria Judiciária do TRE-AM para receber seus diplomas

A entrega dos diplomas aos eleitos marca não só a abertura de prazos importantes para a Justiça Eleitoral – como o início do prazo para o ajuizamento de ações de impugnação da diplomação e de impugnação do mandato eletivo –, mas também o encerramento dos trabalhos da Justiça Eleitoral relativos à eleição recém-concluída.

Na cerimônia, que ocorrerá no Tribunal de Contas do Estado, terão acesso, além dos 36diplomandos e seus convidados, autoridades convidadas e a imprensa, mediante credenciamento já realizado pela Assessoria de Comunicação do TRE-AM. Como o espaço é limitado, a Justiça Eleitoral do Amazonas vem avisando, por meio de sua Assessoria de Comunicação e do Cerimonial, que só terão acesso os diplomandos e os convidados que portarem convite, bem como os profissionais de imprensa com suas respectivas credenciais. A medida, além do foco no bom andamento da solenidade, também obedece às exigências quanto à segurança do local.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido