TRE-AM inaugura posto na SEMED e completa 10 postos de atendimento

TRE-AM inaugura posto na SEMED e completa 10 postos de atendimento

foto-semed
foto-semed

A gestão da desembargadora Socorro Guedes, dando continuidade à desafiadora meta de recadastrar todos os eleitores de Manaus, inaugurou, na manhã desta terça-feira(29), mais um posto de recadastramento biométrico na cidade.

Fruto de uma parceria com a prefeitura de Manaus, o novo posto está instalado na SEMED, mais precisamente na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério, localizada na rua Maceió, nº 2000, Bairro Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus (em frente à Semsa). No ambiente funcionam 14 guichês, com capacidade para atender, diariamente, 700 pessoas.

Em seu discurso, afirmou a desembargadora Socorro Guedes Moura:

“Quero lembrar a todos uma palavra que anda meio esquecida. Refiro-me à gratidão. Eu sou extremamente grata ao prefeito e à secretária da SEMED, Dra. Kátia Schweickardt, por terem aceito essa parceria com a Justiça Eleitoral. E digo isso, pois o quadro de servidores do TRE-AM é muito reduzido, de tal forma que, não fossem pelas parcerias já realizadas, jamais teríamos condições de levar adiante essa empreitada. Permito-me aqui citar a salutar parceria firmada com a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), que nos disponibilizou mão de obra e espaço físico para instalarmos um posto de biometria. Também temos como um importante parceira a Câmara Municipal de Manaus, a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (AADES) e tantos outros que estão nos ajudando (...)”.

Hoje nós temos envolvidos na biometria mais de 700 pessoas, trabalhando, de segunda a sexta, incansavelmente, das 08h às 17h. E afirmo isso, pois, contando com este posto que está sendo inaugurado hoje, já contabilizamos 10 (dez) postos atendendo, ininterruptamente, a população de Manaus.

Quero aqui deixar claro que, desde o princípio, essa gestão pensou em dar um tratamento diferenciado ao eleitores de Manaus. Temos 1.260.000 (Um Milhão Duzentos e Cinquenta Mil) eleitores só na capital, o que corresponde a mais de 50% do eleitorado do Amazonas. Pensando na dimensão da nossa capital e, sobretudo, na quantidade de eleitores que temos, foi desenvolvido, graças à competência dos nossos servidores, o sistema de agendamento eletrônico, evitando com isso aqueles transtornos corriqueiros, gerando maior comodidade ao Eleitor e possibilitando que tanto o eleitor quanto o Tribunal possam se programar. Foi, por outras palavras, uma maneira que encontramos para dizer ao eleitor que nós o respeitamos e sabemos da importância dele para a democracia. O maior ganho é, sem dúvida, para a população”.

Sobre o serviço de SMS

Segundo a presidente do TRE, “o índice de não comparecimento de eleitores, quando do início do agendamento, era muito grande, atingindo de 35 a 40% ao mês, superando 800 faltas por dia. Para solucionar o problema das faltas, o TRE-AM colocou em funcionamento o serviço de envio de mensagem para celular, o SMS. “A Justiça Eleitoral do Amazonas, pensando no eleitor, teve o cuidado de investir um pouco mais, de tal forma que, na véspera do dia agendado para comparecimento, um lembrete seja enviado ao eleitor para recordá-lo do seu compromisso, qual seja, o de comparecer ao local e hora agendados. Desta forma,  conseguimos reduzir para 5% o índice de faltantes”.

“Mas como o esforço é contínuo, não podíamos parar por aí. Além deste posto, ainda em outrubro, iremos inaugurar mais um posto de atendimento, fruto de um convênio com o Comando Militar da Amazônia, para atender, inicialmente, a família do exército e, posteriormente, a comunidade do São Jorge e demais do entorno”, disse a presidente.  

Ao final, reforçou a meta do Tribunal: “Nossa meta, a partir da inauguração deste posto e do que vamos abrir no CMA é atender 8 mil eleitores por dia. Agindo assim, certamente concluiremos o atendimento de todos os eleitores de Manaus até janeiro do ano que vem”.

Vantagens da biometria

Ainda durante seu discurso, a presidente foi bastante enfática acerca das vantagens da biometria.

Impede que uma pessoa se passe por outra no momento de votar

“Como cada pessoa possui impressões digitais únicas, fica excluída a possibilidade de uma pessoa votar por outra, seja por equívoco do mesário, seja por tentativa de fraude. Com a nova tecnologia, o processo eleitoral contará ainda com mais segurança no momento da votação.

Identificação precisa dos eleitores de Manaus

“Através da biometria, temos a oportunidade de saber, com precisão, quantos e quem são os eleitores de Manaus; haja vista a segurança proporcionada pelo uso da nova tecnologia”.

O rezoneamento

“Que consiste em dividir as 13 zonas eleitorais da capital, de forma que todas elas tenham um número semelhante de eleitores, facilitando assim a vida do cidadão. É por isso que, no dia em que o eleitor comparece à Justiça Eleitoral para fazer o seu recadastramento, deve levar, dentre outros documentos, um comprovante de residência.

Impedimento de crimes no dia do pleito

“Como consequência do rezoneamento, será possível coibir um crime ainda muito comum no dia da eleição, qual seja, o TRANSPORTE IRREGULAR DE ELEITOR. Se a Justiça Eleitoral do Amazonas está possibilitando ao eleitor votar mais próximo de sua residência, na prática isso vai representar comodidade para o cidadão e segurança para a Justiça Eleitoral; pois, dessa forma, o eleitor não precisará percorrer grandes distâncias, inibindo assim essa prática criminosa”.

Concluindo, disse a desembargadora Socorro Gudes: “Comecei falando em gratidão e encerro reforçando esta palavra, dizendo da gratidão da Justiça Eleitoral, lembrando que é obrigação de todos nós, cidadãos manauaras, cumprirmos com nosso dever de fazer a biometria, e de fazê-la o quanto antes”.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido