A democracia chegou ao município de Guajará por meio da educação, do diálogo e da participação cidadã. O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas (EJE/AM), realizou no município (distante 1.483 quilômetros de Manaus) ações do projeto Semeando a Democracia na Floresta, com atividades dos projetos Meu Primeiro Voto e Maturidade Cidadã.
A iniciativa alcançou aproximadamente 530 cidadãos, entre jovens, estudantes e pessoas idosas, com uma programação voltada à educação para a cidadania, ao conhecimento sobre o processo eleitoral e à importância da participação democrática.
O Semeando a Democracia na Floresta tem o propósito de levar educação para a cidadania a diferentes regiões do Amazonas, valorizando as características e a realidade de cada comunidade.
As ações contaram com a participação do diretor da EJE-AM, Cássio Borges, também membro do Pleno do TRE-AM e do juiz eleitoral de Guajará, David Nicollas Lins. Os magistrados acompanharam as atividades e contribuíram para aproximar a Justiça Eleitoral da comunidade. “Levar a Justiça Eleitoral para perto das comunidades é também levar conhecimento, diálogo e cidadania. Quando conseguimos envolver diferentes gerações em atividades que permitem conhecer e vivenciar o processo eleitoral, estamos contribuindo para fortalecer a cultura democrática”, afirma Cássio Borges.
Ao reunir jovens que estão se preparando para exercer o primeiro voto e cidadãos idosos com uma trajetória de participação na vida democrática, a iniciativa promove o diálogo entre gerações e reforça a importância do conhecimento para o exercício consciente da cidadania.
Meu Primeiro Voto
O projeto Meu Primeiro Voto foi desenvolvido com o objetivo de aproximar os jovens do processo eleitoral e apresentar, de forma acessível e participativa, informações sobre o voto, a Justiça Eleitoral e o exercício da cidadania. Durante as atividades, os estudantes participaram de momentos de diálogo e aprendizado e puderam conhecer, na prática, diferentes etapas de uma eleição.
Um dos destaques da programação foi a realização de uma votação simulada, que permitiu aos participantes vivenciar a experiência de votar e compreender melhor o funcionamento do processo eleitoral e da urna eletrônica.
Maturidade Cidadã
Com o público idoso, o projeto Maturidade Cidadã promoveu um espaço de informação, escuta e troca de experiências sobre as eleições e o exercício da cidadania. Foram abordados temas relacionados ao processo de votação, aos direitos da pessoa idosa, às condutas permitidas e proibidas durante as eleições e às dúvidas mais frequentes dos eleitores.
Assim como nas atividades voltadas aos jovens, os participantes também tiveram a oportunidade de participar de uma votação simulada, aproximando a teoria da experiência prática e proporcionando um momento de interação e aprendizado.
Com informação, diálogo e participação, o TRE-AM segue semeando cidadania e democracia na floresta. A presença da Justiça Eleitoral no município também representa um movimento de aproximação com a população do interior do Estado, levando informação e conhecimento sobre o processo eleitoral para além dos grandes centros.
Foto: Equipe EJE-AM