Auditoria das Urnas: concluído o treinamento da Comissão

Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica ficou a par dos procedimentos

Auditoria das Urnas: concluído o treinamento da Comissão

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, desembargador Jorge Lins, deu boas-vindas, nesta segunda-feira, 19/09, aos participantes do treinamento da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE), responsável pelo Teste de Integridade. O desembargador Jorge Lins esteve no local acompanhado pela diretora-geral Melissa Lavareda e pela juíza auxiliar da Presidência, Lídia de Abreu Carvalho. A Comissão tem como presidente o desembargador eleitoral Marcelo Vieira. As palestras serão realizadas até quarta-feira, 21/09, no quarto andar do edifício-sede do TRE-AM.

O Teste de Integridade, previsto na Resolução TSE nº 23.673/2021, já ocorre há 20 anos nas eleições. É dos eventos mais relevantes para atestar o grau de confiança nas urnas eletrônicas. O processo é realizado pela Justiça Eleitoral no mesmo dia do pleito, com acompanhamento de uma empresa de auditoria externa. Consiste em uma espécie de batimento, cujo objetivo é verificar se o voto depositado é o mesmo que será contabilizado pelo equipamento. Trata-se de uma votação pública, aberta e auditada, que ocorre em urna já pronta para a eleição. Em processo filmado, votos em papel são digitados na urna, contados e o resultado comparado à totalização da urna. Eleitores reais não participam do Teste de Integridade.

Segundo o desembargador eleitoral Marcelo Vieira, as eleitoras e eleitores, após a votação na em duas sessões eleitorais do Martha Falcão escolhidas pela CAVE, serão convidadas e convidados a participar, voluntariamente, do projeto-piloto. Para isso, posicionarão o dedo no leitor biométrico do aparelho escolhido para tal finalidade. Em seguida, o equipamento será liberado para que auditores efetivamente façam a votação. Logo após, deverão deixar o local.

O Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas não é novidade no pleito deste ano. O procedimento é idêntico em todas as eleições, desde quando foi implantado, há exatamente duas décadas. Salvo a questão da liberação da biometria, o restante do processo é absolutamente idêntico.

O treinamento dos convocados para atuar como auditores na CAVE no Teste de Integridade nas Urnas Eletrônicas iniciou na segunda-feira (19/02) e encerrou nesta quarta-feira (21/09). Além de servidores do TRE-AM, o grupo também terá funcionários do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, Defensoria Pública do Estado do Amazonas, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas e Secretarias de Estado da Saúde e da Educação.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido