Plano Estratégico de Gestão de Pessoas (PE-SGP) Ciclo 2019/2022

Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento profissional, o bem-estar e a qualidade de vida dos servidores para o alcance da excelência nos serviços prestados pela Justiça Eleitoral.”

 

Visão

“Ser reconhecida no Tribunal como uma unidade estratégica que exerce de forma plena e eficiente a gestão de pessoas.”

 

Valores

  • Ética e Transparência
  • Comprometimento e Urbanidade
  • Acolhimento e Solidariedade
  • Reconhecimento e Valorização do servidor
  • Cooperação e Integração
  • Celeridade e Confiabilidade
  • Imparcialidade e Impessoalidade
  • Eficiência e Efetividade

Plano Estratégico de Gestão de Pessoas

O Plano Estratégico de Gestão de Pessoas foi instituído por meio da Portaria TRE/AM n. 57, de 1º de fevereiro de 2019, publicada no DJe em 6 de fevereiro de 2019.

 

Portaria TRE/AM n. 57/2019 que institui o PE-SGP (formato PDF)

Plano Estratégico de Gestão de Pessoas - Ciclo 2019/2022 (formato PDF)

Mapas Estratégicos

O Mapa Estratégico é a representação gráfica das relações de causa e efeito entre os componentes da estratégia institucional. É a comunicação rápida dos desafios que nossa unidade de gestão de pessoas terá que superar para concretizar nossa missão e alcançar a nossa visão de futuro almejada. Nosso mapa estratégico é um desdobramento do objetivo estratégico do mapa institucional e, sendo assim, está alinhado à estratégia institucional cujo resultado esperado e objetivo principal é “Aprimorar a gestão de pessoas”.

Abaixo estão dispostos o Mapa Estratégico Institucional e os Mapas Estratégicos de Gestão de Pessoas, na versão geral e na versão consolidada com os indicadores.

 

Mapa Estratégico Institucional do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (formato PDF)

Mapa Estratégico de Gestão de Pessoas, versão geral (formato PDF)

Mapa Estratégico de Gestão de Pessoas, versão consolidada com os indicadores (formato PDF)

 

Abaixo estão listadas algumas iniciativas estratégicas, com o correspondente cronograma de implementação.

 

INICIATIVA

2019

2020

2021

2022

Monitorar/Acompanhar o resultado do Relatório de Gestão de Pessoas do TCU – IGovPessoas

X

X

X

X

Monitorar/Acompanhar as implementações das iniciativas estratégicas definidas no Plano Estratégico de Gestão de Pessoas - PEGP

X

X

X

X

Aplicar e tabular a Pesquisa de Satisfação do Programa Qualidade de Vida no Trabalho

X

X

X

X

Implantar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO

X

 

 

 

Implantar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA

X

 

 

 

Monitorar/Acompanhar os afastamentos de servidores motivados por doença

X

X

X

X

Implantar o Programa de Preparação para Aposentadoria – PPA

X

 

 

 

Implantar programas contra obesidade, diabetes, hipertensão

X

X

 

 

Promover atividades voltadas à saúde mental

X

X

X

X

Promover ações voltadas para o atendimento da saúde dos servidores lotados no interior

X

X

X

X

Contratar profissionais nas áreas específicas de psicologia e assistência social

X

 

 

 

Promover encontros/oficinas/palestras para os servidores que estejam prestes a se aposentar

X

X

X

X

Programar Concurso Público externo para ocupação dos cargos vagos

X

 

 

 

Dimensionar a força de trabalho, nas unidades do Tribunal, de acordo com as competências identificadas

X

X

 

 

Elaborar a Política de Lotação do Tribunal

X

X

 

 

Adequar a força de trabalho das unidades do Tribunal, de acordo com a Política de Lotação elaborada

X

X

X

X

Elaborar e implantar a política de Avaliação de Desempenho 360º para todos os servidores do TRE/AM

X

X

 

 

Elaborar o Programa Anual de Capacitação voltado para o preenchimento das lacunas de capacitação identificadas

X

X

X

X

Monitorar/Acompanhar a formação individual dos servidores do Tribunal

X

X

X

X

Revigorar o programa de EaD do Tribunal

X

X

X

X

Elaborar e implantar a política de avaliação das ações de formação com base nas Resoluções CNJ nos. 192/2014 e 246/2018.

X

X

 

 

Mapear as competências gerenciais, técnicas e comportamentais de cada unidade do Tribunal

X

X

 

 

Mapear o perfil profissional (competências gerenciais, técnicas e comportamentais) dos servidores efetivos do Tribunal

X

X

X

X

Mapear e definir as ocupações críticas do TRE/AM

X

X

 

 

Elaborar a política de sucessão de cargos e funções comissionadas do Tribunal com identificação das capacitações devidas

X

X

 

 

Elaborar a Política de Transição de Gestão do Tribunal

X

 

 

 

Modelar os principais processos de trabalho da SGP

X

X

X

X

Aplicar e tabular a pesquisa de Clima Organizacional no Tribunal

X

 

X

 

Projeto “Integração e bem-estar do servidor” (culto ecumênico)

X

X

X

X

Projeto “Momento cultural - Sarau”

X

X

X

X

Projeto “Dia dos Pais”

X

X

X

X

Projeto “Dia das Mães”

X

X

X

X

Projeto “Dia do servidor público”

X

X

X

X

Projeto “Confraternização de fim de ano”

X

X

X

X

Projeto “ReconheSER – reconhecimento profissional”

X

X

X

X

Projeto “O TRE-AM somos nós”

X

X

X

X

Impulsionar as capacitações pela metodologia EaD

X

X

X

X

Promover capacitações in company

X

X

X

X

Promover treinamentos e capacitações por vídeo conferência

X

X

X

X

Acompanhar/monitorar a execução do orçamento de saúde

X

X

X

X

Acompanhar/monitorar a execução do orçamento de capacitação

X

X

X

X