Estratégia Institucional - capa

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL

DIRECIONADORES ESTRATÉGICOS

Os direcionadores estratégicos são elementos fundamentais para a definição e implementação da estratégia de uma empresa. Eles representam a visão, missão, valores, objetivos e metas da organização, e servem como guia para a tomada de decisões e para o alinhamento das ações da empresa com os seus objetivos de longo prazo.

  • A missão é uma declaração concisa da razão de ser da organização. É o propósito básico para o qual são direcionadas as atividades bem como os valores que orientam os servidores.

  • A visão define a situação desejada que a organização pretende alcançar a longo prazo. Sua definição auxilia a identificação de suas aspirações, orientando de forma ampla o  estabelecimento de seus objetivos estratégicos.

  • Os valores institucionais ão ideias fundamentais em torno das quais se edifica uma  organização. Representam as convicções dominantes, as crenças básicas das pessoas da organização, que permeiam todas suas atividades e relações.

Ir para Missão, Visão e Valores

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS  

São os resultados que a instituição busca alcançar por meio da execução da estratégia. Os objetivos estão distribuídos em diferentes perspectivas (aprendizado e crescimento, processos internos e sociedade) e devem ser alcançados de forma equilibrada para que se alcance os resultados organizacionais de forma consistente.

  • A ideia é que através do constante aprendizado e crescimento institucional, aplicando este conhecimento e melhorando os seus processos internos, será possível alcançar os resultados almejados pela organização, que seria a prestação de um serviço de qualidade e atendimento às expectativas da Sociedade.


O êxito no alcance dos objetivos estratégicos é fundamental para o cumprimento da missão institucional e do alcance da visão de futuro previamente definido

Ir para os Objetivos Estratégicos

PLANOS ESTRATÉGICOS

Planejamento estratégico é uma ferramenta gerencial que pode ser entendida como um processo que permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma organização, para atingir um ou mais objetivos, dentro de um contexto previamente analisado. Isto se faz através da análise de cenários, bem como pela definição metas e ações que permitirão que a organização chegue onde se deseja.

    MAPAS ESTRATÉGICOS

    É a representação da estratégia de forma gráfica e sintética e orienta o cumprimento da missão institucional rumo à sua visão de futuro definida. É um instrumento que auxilia o melhor entendimento e comunicação da estratégia

    INDICADORES, METAS E RESULTADOS:

    Para medir o desempenho da estratégia, é necessário avaliar os resultados dos objetivos estratégicos. Utilizamos então indicadores de desempenho para acompanhar o grau de atendimento destes objetivos em relação às metas previamente estipuladas.


    Ao fazer este acompanhamento é possível identificar se existe alguma lacuna entre o resultado e a meta proposta. Neste caso, deve-se propor uma iniciativa estratégica, programa ou ação para atuar nas razões desta diferença para ajustar o desempenho dentro de um prazo estabelecido.

    Para entrar em contato com a Assessoria de Governança e Gestão:

    Telefone Telefone: (92) 3632-4435 ramal 5535

    Email Email: agg@tre-am.jus.br