Centro de Memória Des. Joaquim Paulino Gomes

Foto da inauguração do Centro de Memória do TRE-AM
Centro de Memória

O Centro de Memória Eleitoral do Amazonas Des. Joaquim Paulino Gomes foi criado em 16 de maio de 2011, por meio da Resolução n. 001/2011, com discurso na solenidade de inauguração da presidenta na época, a Desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo, com a atribuição de pesquisa, reunião, classificação, organização e administração e conservação dos documentos e bens de reconhecido valor para a história da Justiça Eleitoral do Amazonas.

Por intermédio da Resolução n. 002/2011, este Regional concedeu o nome "Desembargador Joaquim Paulino Gomes" ao Centro de Memória Eleitoral do Amazonas, em razão dos relevantes serviços prestados pelo Desembargador à Justiça, inaugurado oficialmente na data de 16 de abril de 2012.

O acervo do memorial é relacionado à trajetória da Instituição, promovendo a coleta, restauração, organização, conservação e divulgação da memória institucional a fim de socializar este acervo, pois são fontes inestimáveis para a compreensão da Justiça Eleitoral e, com isso, fornecer subsídios para a pesquisa da história política local e nacional, da sociedade em geral e do próprio Tribunal.

Centro de Mémoria

Atos e Fatos TRE-AM - 1ª fase -1932 a 1937 (Formato PDF)