TRE-AM realizou live Participação da Mulher na Política

Evento online tratou dos avanços e dificuldades do protagonismo feminino

Evento online tratou dos avanços e dificuldades do protagonismo feminino

Embora mais da metade da população brasileira seja constituída de mulheres, tal proporção ainda não conta com a respectiva representação no âmbito do poder executivo e das casas legislativas.

Tal disparidade faz com que o olhar sobre a relação do estado com o cidadão ainda se dê, através dos instrumentos do exercício do poder estatal, sob um olhar predominantemente masculino, o que acarreta visíveis dificuldades impostas às mulheres para o exercício de seus direitos.

Como essa distorção só se corrige com o exercício dos mandatos eletivos pelas mulheres e para as mulheres, a Justiça Eleitoral estabelece ações para que tanto mulheres como os homens possam se conscientizar desta necessidade, fomentando a constituição de uma sociedade moldada para que cada indivíduo, independente de seu gênero, possa viver a cidadania de forma plena.

Com esse foco, tendo em vista que se avizinham as Eleições Municipais, a EJE/TRE-AM promoveu o debate Participação da mulher na política, com a participação da Desembargadora Eleitoral Giselle Falcone Pascarelli, Diretora da EJE/TRE-AM, que dirigiu o debate, da Desembargadora Daniele Maranhão, do TRF da 1ª Região, bem como da ex-Deputada Conceição Sampaio.

O debate, em forma de live, foi transmitido ontem, em tempo real, e contou não só com as reflexões das participantes sobre um sistema político construído sob o patriarcado, com todos os preconceitos e impeditivos em relação à atuação da mulher, e mesmo à entrada dela via mandatos políticos. Todas as participantes reconheceram, através de suas experiências exercendo mandatos no legislativo e judiciário, que o caminho para a mulher é muito mais árduo e que a exigência por seus pares e mesmo pela população, é sempre maior.

O reconhecimento de que as mulheres necessitam ocupar mais cargos eletivos para que se pavimentem melhores caminhos para as gerações vindouras foi unânime, de forma que o debate foi também uma conclamação às cidadãs para que participem ativamente da vida política do município, ente federativo para o qual se aproximam as eleições.

Clique aqui para ver a live.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido