Abraham Peixoto Campos Filho se despede da Corte Eleitoral

A despedida ocorreu durante a 31ª sessão ordinária, por videoconferência do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas

foto-Dr.Abraham-tre-am

Nesta sexta, 24 de abril, o Desembargador Eleitoral, Abraham Peixoto Campos Filho, participou de sua última sessão como membro efetivo da Corte Eleitoral, em virtude do término de seu biênio, no próximo dia 26 de abril. A despedida ocorreu durante a 31ª sessão ordinária, por videoconferência do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, transmitida ao vivo pelo canal do TRE-AM no youtube.

Concluída a pauta de julgamento de processos, cada um dos membros da Corte fez uso da palavra. À unanimidade, ressaltaram que o homenageado cumpriu a contento e de maneira brilhante sua missão institucional. Amizade, admiração e a forma amena e serena com que o Desembargador Abraham Peixoto se manifestou nas sessões foram a tônica da despedida.

Franqueada a palavra ao Vice-Presidente e Corregedor, Desembargador Aristóteles Lima Thury, o mesmo ressaltou: “Muito boa e suave foi a nossa convivência neste sodalício. Sem dúvida, foi motivo de imensa alegria trabalhar ao vosso lado e receber seus ensinamentos. Sua experiência fica amplamente demonstrada nos julgamentos dos processos que Vossa Senhoria relatou. A mim, resta claro que sabedoria, tranquilidade e transparência são atributos que saltam aos olhos. Então, querido amigo, Dr. Abraham, não se trata de uma despedida, mas de um até logo, desejando, nessa nova etapa de sua vida, toda saúde e felicidade”.

Em seguida, Marco Antônio Pinto da Costa, também membro da Corte, fez seu pronunciamento, nos seguintes termos: “É com muita satisfação que presto homenagem, numa ocasião dessas, em que um colega se despede dessa Corte. Sou até suspeito para falar das qualidades técnicas e do ser humano que é o Dr. Abraham, mas devo fazê-lo, pois ele tem contribuído com seu trabalho e empenho, enfrentando todas as dificuldades de estar à frente das demandas eleitorais. O Dr. Abraham exerceu seu papel com absoluto sucesso e, nesse momento, conclui mais uma importante fase. Tenho certeza de que ele certamente voltará a esse sodalício. Aceite aqui as palavras deste colega e amigo fraterno, pelo excelente trabalho que Vossa Excelência desenvolveu nesses dois biênios junto à Corte Eleitoral”.

Ato contínuo, após se dirigir aos membros da Corte em agradecimento pelas belas palavras, o Desembargador Abraham enalteceu o quão importante e enriquecedora foi a convivência na Corte. Disse ele: “Diria que aqui tive, parafraseando a canção, ‘dias de luta, dias de glória’. Aqui fiz amigos e também reafirmei antigas amizades. Vivi momentos que me proporcionaram, além de distribuir a justiça, nosso mister, ser brindado com expressiva massa de conhecimentos na área eleitoral. Deixo este sodalício ainda mais seguro na aplicação do direito dada a experiência que me foi facultada obter.

Sobre o Direito Eleitoral e a atuação nesse ramo da justiça especializada, pontuou: “O Direito Eleitoral encanta a todos que dele fazem seu labor diário porquanto permite traduzir a vontade popular revestida do verdadeiro sentido da palavra CIDADANIA”. “Devo reconhecer e deixar registrado, a excelência da atuação da justiça eleitoral. Justiça que funciona, que tem prazo para acontecer posto que as eleições têm data sempre previamente agendadas. E aí, somos dados a observar a primazia com que esta justiça especializada se apresenta através de seus quadros sempre muito bem preparados a mostrar para a sociedade como se garante o seu direito à escolha de seus representantes (...)”.

Após mencionar as experiências bem-sucedidas à frente da Escola Judiciária Eleitoral e da Ouvidoria, ressaltou o grande feito de ter realizado, com apoio da presidência do TRE, o primeiro encontro do Colégio dos Dirigentes de Escolas Judiciárias Eleitorais, que, nas palavras do homenageado, trata-se de um “encontro nacional de grande envergadura que elevou nossa Escola e, via de consequência, nosso Tribunal. Desafio grande, porém vencido com galhardia e muito empenho”.

Concluiu assim: “Já em arremate, digo que nossa parceria permanece, estarei atento e continuarei sempre disponível na intenção de apoiar as iniciativas dessa justiça especializada (...)”. “Assim, Sr. Presidente, finalizo agradecendo, à Vossa Excelência bem como aos meus pares, pela oportunidade da convivência, pelo ganho no aprendizado e crescimento profissional, e agora pela possibilidade de continuar usufruindo de vossas diletas amizades. O meu muito obrigado a todos”.

Ao final, em tom de despedida, manifestou-se o presidente do Regional Amazonense, Desembargador João Simões: “Dr. Abraham, quero aqui lembrar que a ‘união faz a força’. Foi por conta disso que, unidos, conseguimos realizar juntos esse trabalho sobre o qual o senhor se manifestou. Quero aqui enaltecer sua atuação junto a Escola Judiciária, inclusive com alcance de uma relevante premiação, recebida pelo senhor, em Goiânia. Destaco sua profícua, competente e equilibrada função de julgador nesta Corte. Não tenha dúvida de que seu trabalho foi capaz de cristalizar e dar êxito à nossa administração. Lembro a todos que, graças a essa agregação de esforços, conseguimos alcançar o tão almejado Selo Diamante, uma premiação com a qual muitos sonham. Seu desempenho, Dr. Abraham, me faz perceber que Vossa Excelência está destinado a novas missões em prol da Justiça do Amazonas, seja estadual, seja eleitoral. Portanto, Dr. Abraham, tenha certeza de que sua missão foi cumprida com muito êxito. Parabéns a Vossa Excelência”.  

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido