Glossário Eleitoral Brasileiro explica ao cidadão significado de termos usados na Justiça Eleitoral

Glossário Eleitoral Brasileiro explica ao cidadão significado de termos usados na Justiça Eleitoral

Glossário Eleitoral Brasileiro explica ao cidadão significado de termos usados na Justiça Eleitoral

O cidadão que tem dificuldade em compreender termos jurídicos costumeiramente utilizados em assuntos de natureza eleitoral e partidária pode se valer do Glossário Eleitoral Brasileiro.Valorosa ferramenta para explicar o significado dessas palavras, o Glossário dispõe de mais de 300 verbetes, com informações históricas, referências e ilustrações.

O Glossário Eleitoral Brasileiro é mais um serviço que o TSE criou para divulgar conceitos e definições da literatura jurídico-eleitoral, referências doutrinárias e dados históricos sobre os sistemas e processos eleitorais brasileiros para a população. As expressões do dicionário estão divididas por ordem alfabética e podem ser consultadas mediante simples clique do usuário na letra desejada.

Outra finalidade do serviço é difundir informações sobre a Justiça Eleitoral para conscientizar eleitores e futuros eleitores sobre a importância do voto e acerca do valor de sua participação, como cidadãos, na vida política do país.

Desenvolvido pela Seção de Legislação da Secretaria de Gestão da Informação (SGI) do TSE, o Glossário Eleitoral Brasileiro abrange termos jurídicos empregados em processos judiciais, bem como verbetes relativos a inscrição eleitoral, candidaturas, propaganda eleitoral, votação, apuração e totalização de uma eleição, entre diversos outros aspectos.

Uma edição atualizada e ampliada do Glossário está sendo preparada e contará com novas funcionalidades e conceitos mais atuais, tais como o impacto das fake news e as mudanças legislativas e jurisprudenciais nas eleições.

Verbetes

Na consulta aos termos do Glossário Eleitoral iniciados pela letra “a”, o cidadão descobre, por exemplo, qual é o objetivo da proposição de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije).

Conforme explica a ferramenta, a Aije se destina a impedir e a apurar a prática de atos que possam afetar a igualdade dos candidatos em uma eleição, nos casos de abuso do poder econômico, abuso do poder político ou de autoridade e uso indevido dos meios de comunicação social. A Aije busca penalizar, com a declaração de inelegibilidade, quantos hajam contribuído para a prática do ato.

Confira aqui a íntegra do Glossário Eleitoral Brasileiro

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido