Escola Judiciária Eleitoral leva projeto "eleitor do futuro" para Iranduba

Palestra, que aborda cidadania, foi ministrada a estudantes do ensino médio. Evento contou com presença de representante da UNICEF

Palestra Eleitor do Futuro Iranduba

Iranduba é um município situado a 40km de Manaus. O a prefeitura está concorrendo ao Selo UNICEF, que fomenta ações em prol da infância e da juventude. A necessidade da promoção da cidadania fez com que a prefeitura buscasse o auxílio do TRE-AM naquilo que esta Corte de justiça já tem experiência em fazer: a promoção da cidadania.

O projeto "Eleitor do Futuro", da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-AM, leva, por meio de palestras, a estudantes do ensino médio, noções de cidadania, explicando aos alunos o funcionamento do estado brasileiro, a organização dos poderes e esferas, bem como os critérios para um voto consciente, além do novo tópico "fake news", necessário diante do uso em larga escala das redes sociais, pelos jovens.

O evento foi aberto pelo Desembargador Aristóteles Thury, Presidente do TRE-AM, em exercício. O desembargador falou da importância de se levar a consciência ao eleitor ainda em formação, e da importância dos jovens usarem de forma correta as informações que obtêm sobre o processo político e sobre os candidatos aos cargos eletivos. 

Em seguida, o Diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Dr. Abraham Peixoto, explicou a finalidade do projeto, agradecendo ao convite da prefeitura, e dizendo que o município é o primeiro do interior do estado a receber uma palestra do projeto. Salientou que é do meio dos estudantes que saem os futuros vereadores, prefeito, governadores e demais ocupantes dos cargos políticos.

As falas foram seguidas pelas do presidente da Câmara Municipal, Josué Lomas, da Secretária Municipal de Assistência Social, Telma Viana e da representante do selo Unicef, Elizabeth Cavalcante, unânimes em salientar a importância da educação política para a consolidação da democracia, e do quanto é bom quando isso é feito com eleitores ainda em formação.

A palestra, ministrada pelo servidor do TRE-AM, Ruy Wanderley Lopes, foi nos mesmos moldes daquela já conhecida por estudantes da capital, explicando de maneira didática e acessível a formação do estado brasileiro, a importância do voto consciente, entre outros temas, esclarecendo dúvidas e dando também a palavra aos estudantes. Embora o tema seja sério, o palestrante usou de um tom leve, e levou para realidades do dia-a-dia dos jovens, despertando interesse nos presentes.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido