Programa de Estágio do TRE-AM: um caso de sucesso

Programa dá oportunidade aos jovens de terem contato com o mundo corporativo

Programa de Estágio TRE-AM

Os estudantes de ensino médio e das universidades, ao buscar o primeiro emprego, têm um desafio pela frente: como adquirir a experiência tão requerida pelo mercado?

Uma das respostas a essa questão é a participação em um programa de estágio. Ao atuar como estagiário, o estudante pode ter experiências relativas ao mundo do trabalho, realizar tarefas que coloquem em prática o que aprendeu em sua formação, bem como interagir com profissionais experientes, que podem lhes dar orientações importantes não só na sua área de formação, mas relativas ao comportamento desejável dentro das organizações. É uma boa oportunidade de desenvolver o espírito de equipe e iniciar uma rede de relacionamentos que lhe proporcione maiores chances de obter seu primeiro emprego.

O Programa de Estágio do TRE-AM tem como objetivo proporcionar essas vivências ao jovem estudante. Regulamentado pela Resolução TRE/AM n. 007/2018, o programa tem a duração de até 2 (dois) anos. Cada estagiário é acompanhado de perto por um supervisor de estágio, que é responsável pelo seu desempenho dentro da instituição. Uma vez por semestre, o Supervisor e o estagiário fazem uma avaliação, cujo objetivo é proporcionar feedback formal ao estagiário quanto ao seu desenvolvimento. O Programa proporciona, ainda, a participação do estagiário em treinamentos e wokshops que contribuem para sua formação profissional.

A seleção dos estagiários cabe a uma entidade intermediadora, que indica o estudante que atenda aos requisitos solicitados, tais como área de formação e turno de estágio. A seleção tem por finalidade escolher o estudante que melhor se enquadre no órgão, possibilitando a conciliação e o atendimento das necessidades do Tribunal, do estudante e da instituição de ensino.

O processo de escolha conta com análise do histórico escolar, com rendimento satisfatório na instituição de ensino, prova de português e de redação e entrevista, realizada pela Seção de Lotação e Gestão de Desempenho/COEDE, objetivando verificar a situação escolar, o interesse pelo estágio, a motivação e a expressão oral do estudante.

Sendo selecionado, o estagiário terá um contrato de seis meses, podendo ser prorrogado pelo periodo máximo de dois anos, quando do interesse da administração e mediante avaliação de desempenho satisfatória. No TRE-AM, fazem parte do Programa 82 Estagiários, sendo 36 na Secretaria do TRE/AM e 46 Zonas Eleitorais do Interior.

O programa recebeu recentemente reconhecimento do CIEE, entidade mediadora, por conta de enquete realizada entre os próprios estagiários, que reconheceram a importância do programa do TRE-AM na sua formação.

Annik Oliveira é estagiária do programa e deu depoimento sobre a importância do estágio:

“No TRE pude encontrar um ambiente de trabalho dinâmico e com pessoas qualificadas, estou aprendendo além daquilo que fui contratada pra desempenhar no Estágio o que torna tudo uma experiência de troca muito rica. É de fato um ambiente de crescimento”

Andreza Dutra já participou do programa de estágio, e falou sobre sua experiência:

“Com toda certeza o sentimento de ter sido estagiária do TRE-AM é de gratidão. sem dúvidas a oportunidade que tive contribuiu e muito com meu aprendizado.  Todas as pessoas envolvidas com o programa de estágio estão de parabéns pelo respeito, responsabilidade e profissionalismo com os estagiários”.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido