Forum discute igualdade de gênero no TRE-AM

Evento foi promovido pelo Grupo de Incentivo à Participação Feminina do Tribunal

Forum Participação Feminina TRE-AM

O Grupo de Incentivo à Participação Feminina do TRE-AM realizou hoje, 08.08, juntamente com a Comissão Permanente de Eventos e o Programa Qualivida do TRE-AM, o Fórum de Incentivo à Participação Feminina no TRE-AM, que consistiu em um ciclo de palestras que tiveram a finalidade de conscientizar os participantes e iniciar o desenvolvimento de políticas que aumentem a participação feminina no âmbito deste Tribunal.

Compuseram a Mesa o desembargador João Simões, Presidente do TRE, as Desembargadoras Graça Figueiredo e Socorro Guedes, do Tribunal de Justiça do Amazonas, ambas  ex-presidentes do TRE-AM, O Diretor-Geral, Júlio Briglia, além dos palestrantes.

A palestra foi aberta pelo presidente do TRE-AM, desembargador João Simões, que destacou a contribuição das Mulheres na democracia brasileira e na história da justiça eleitoral, no nosso Estado, alertando que muita coisa há ainda que ser feita para que haja igualdade de participação entre os gêneros, nas instituições públicas.

A Professora Doutora Lidiany de Lima Cavalcante ministrou a palestra “Igualdade de Gênero na Administração Pública”, abordando dados que revelaram a disparidade existente ainda na ocupação de funções públicas e na forma como o espaço público ainda é tratado a partir de um lugar de fala masculino.

A Coordenadora da Comissão de Gênero e Raça no Âmbito da Procuradoria da República no Amazonas, Procuradora da República, Dra. Michele Diz Y Gil Corbi, relatou o que vem sendo feito pela comissão, ações que podem ser utilizadas como balizamento para aquelas a serem desenvolvidas no TRE-AM.

O Procurador da República e Procurador Regional Eleitoral, Dr. Rafael da Silva Rocha, “Igualdade de Gênero na Perspectiva Masculina” mostrando como a visão do homem quanto à igualdade de gênero e como essa perspectiva muitas vezes é distorcida.

A Assessora da Presidência do TRE-AM, Professora Jamilly Izabela de Brito Silva, demonstrou através de dados que o TRE-AM, embora tenha, ao longo do tempo, conferido maior proeminência ao papel da mulher, ainda tem muito a caminhar rumo à igualdade.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido