Centro de Memória Eleitoral do Amazonas participa da 12ª Primavera dos Museus

Evento inclui visitações e interação com a atividade eleitoral

Primavera dos Museus

A história do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas está diretamente associada à evolução da democracia no Amazonas. A trajetória da Instituição, desde 1932, dedicada à formação da cidadania eleitoral, mantém-se viva ao ser recontada pelos diferentes tipos de documentos (textuais, sonoros, iconográficos,audiovisuais e multimídia) que compõem o acervo do Centro de Memória Eleitoral do Amazonas – CMEAM.

Assim, com objetivo de fomentar o CMEAM, evitando que se transforme tão somente em um receptáculo de memória ou um local que apenas nos remeta ao passado, aceitou-se o desafio de participar da tradicional temporada de eventos organizados pelo Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, 12ª Primavera dos Museus, 17 a 23 de setembro, cuja temática “Celebrando a educação em museus”, foca em uma das principais funções do museu: educar e contribuir para o despertar de interesse em diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e valor do patrimônio cultural musealizado.

Os eventos farão parte de uma ação colaborativa entre 9 (nove) centros de memória da Justiça Eleitoral, sendo: AM, CE, ES, MG, PA, PB, RN, RO e TO. A proposta do CMEAM envolve os alunos do 4º e 5º ano, da Escola Municipal Professora Adelaide Tavares de Macêdo, que participarão das seguintes atividades: palestras, ambientação e simulação de uma votação para no ano de 1933, visita guiada às dependências do valor do patrimônio cultural musealizado.

“12ª Primavera dos Museus/Ibram, 17 a 23 de setembro, cujo tema “Celebrando a Educação em Museus”, dará ao CMEAM, por meio das ações educativas a serem celebradas (visitas guiadas, palestras, ambientação e simulação de uma votação no ano de 1933), a oportunidade de assumir-se como lugar de educação, múltiplo e dinâmico, despertando nos estudantes, participantes do projeto, o interesse pela memória e pelo patrimônio cultural, levando-os a conhecer aspectos históricos e 12ª PRIMAVERA DE MUSEUS (17 A 23 DE SETEMBRO) identificadores dos primeiros movimentos da Justiça Eleitoral para aperfeiçoar o processo democrático do País, comparando a realidade da época com a de hoje.

Realização de palestras sobre a trajetória da Justiça Eleitoral, desde sua criação até aos dias atuais, mostrando a importância dessa Justiça para o fortalecimento da cidadania e consolidação da democracia; Visitas guiadas aos diversos setores do Tribunal (Plenário; Depósito de urnas; Cartórios eleitorais; Central de atendimento ao eleitor – CATE; oportunidade que os alunos terão para conhecer todo o processo que envolve uma eleição;

As visitas guiadas acontecerão de 17 a 21 de setembro de 2018, conforme calendário a ser disponibilizado. As visitas acontecerão em dois turnos, 08h30 às 12h e de 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. Os alunos participarão de uma oficina teatral, onde poderão vivenciar a experiência de votar nos primeiros anos de atuação da Justiça Eleitoral. A montagem da peça deslocará a ambientação de uma seção eleitoral para o ano de 1933, onde ocorrerá uma eleição fictícia para presidente da república, de acordo as instruções do primeiro código eleitoral brasileiro, o Código Eleitoral de 1932. Os alunos assistirão palestras sobre a história do TRE/AM, onde serão abordados temas como cidadania, democracia e ética na política. Serão atendidos 25 alunos por dia, com uma previsão de 125 no total. A proposição será executada pelos servidores da SEBIB, responsáveis pelo projeto, com a participação voluntária dos alunos.

 

No primeiro dia, houve a visita à exposição permanente do Centro de Memória para conhecer documentos (documentos textuais, sonoros, iconográficos, audiovisuais e multimídia) que compõe o acervo, dando ênfase aos documentos históricos, A palestra: “Voto do Cabresto”, mostrando a importância dessa Justiça para o fortalecimento da cidadania e consolidação da democracia; a simulação de uma votação, com ambientação de uma seção eleitoral do ano de 1933 e 2018, comparando a realidade da época com a atual e visita guiada à 65ª Zona e ao Plenário.

A programação completa do projeto pode ser vista aqui.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido